Apple não andou a roubar fotos. Calma!

Há alguns dias atrás, alguns utilizadores do ecossistema de produtos Apple tiveram um choque de realidade de proporções épicas. Afinal, do nada, fotos antigas, já apagadas, voltaram à biblioteca do seu iPhone ou iPad, e algumas delas até foram carregadas para o iCloud como se fossem novas capturas.

Isto levantou uma série de questões… Será que a Apple tinha as imagens guardadas nos seus servidores, e por alguma razão, devido a algum bug, elas voltaram para os aparelhos dos “titulares”. Ou será que foi apenas um problema com o sistema operativo e com a gestão de armazenamento interno de cada aparelho.

Pois bem, segundo as mudanças de código no iOS 17.5.1, tudo indica que foi a segunda opção e não a primeira. A Apple garante que não anda a “roubar” fotos a nínguem.

Apple não andou a roubar fotos. Calma!

iPhone mais fino

Portanto, apenas há alguns dias atrás, a Apple lançou a atualização 17.5 para o iOS, porém, como tivemos o regresso de fotografias fantasma, rapidamente a gigante Norte-Americana lançou a atualização iOS 17.5.1, que mexe apenas e só na gestão de ficheiros do sistema operativo que dá vida ao iPhone.

De forma mais concreta, quando um qualquer ficheiro é apagado da memória de um aparelho computacional, ele não é mesmo apagado. Como a memória FLASH tem um número finito de ciclos de leitura/escrita, o sistema operativo apenas “quebra” a ligação que aponta para os dados armazenados, e assinala aquele espaço como livre.

Mais concretamente, segundo a Apple, tudo acontece devido a uma corrupção na base de dados em alguns aparelhos específicos. Assim, as imagens continuaram na memória, e sempre que existia um ato de restauro, existia também a possibilidade as mesmas voltarem à biblioteca do utilizador.

Agora é uma questão de confiar ou não na Apple. Esta fabricante sempre prometeu meter a segurança e privacidade dos utilizadores acima de tudo. Continua a confiar? A explicação faz sentido? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados