Da mesma forma que a Netflix domina o mundo do streaming de filmes e séries, é inegável que o Spotify faz exatamente o mesmo no lado do streaming de música. Mas, como também já dissemos várias vezes, nada dura para sempre, sendo necessários evolução e inovação para manter a clientela satisfeita (e a pagar).
Dito isto, a Apple até tem mais “pedigree” no mundo da música, e como tal, está com alguma vontade de voltar a apostar no seu próprio serviço de streaming, agora com algumas funcionalidades extremamente interessantes.
Apple Music tem novidade para roubar clientes ao Spotify
Portanto, na altura do lançamento dos novos iPhone 15, a Apple também anunciou que o seu serviço de streaming de música iria receber algumas novidades com o iOS 17. Uma delas, a mais interessante para mim, passava pela possibilidade de colaborar nas listas de reprodução de outros utilizadores da plataforma (desde que estes autorizassem).
Vai ser até possível reagir às músicas que os seus amigos sugerirem.
Parece algo pequeno e pouco importante, mas permite voltar a transformar este tipo de plataforma em algo super social. Consegue imaginar listas criadas por pessoas com gostos extremamente parecidos, mas com conhecimentos de bandas bastante diferentes. Pode ser algo até superior aos algoritmos de descoberta (que caso não saiba, a Apple também está a adotar).
É muito importante ver a evolução do mercado de streaming, porque apesar de domínios parecerem engraçados, são quase sempre maus para o consumidor. Especialmente em termos de preço.
Antes de mais nada, o que pensa sobre o mundo do streaming de música? É obviamente um pouco diferente, porque os casos de exclusividade de conteúdo são mais isolados, estando também mais focados no lado dos podcasts. Normalmente, os consumidores vão pelas funcionalidades. O que levanta várias questões… O que está a faltar neste mercado?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!