Apple M1: a primeira ameaça já anda à solta na Internet!

Sempre se falou da maior segurança dos Mac comparativamente ao computadores com Windows. Apesar de isto ser maioritariamente verdade, não significa que não existam ameaças para o sistema operativo da maçã, mesmo para as plataformas mais modernas. Assim, foi encontrada uma nova ameaça que parece ser o primeira a apontar ao novo processador Apple M1.

Apple M1: a primeira ameaça já anda à solta na Internet!

Este é sem dúvida um processador muito poderoso. Assim chegou no ano passado para o MacBook Pro, MacBook Air e a Mac Mini. Aposta na arquitetura ARM. Entretanto é muito elogiado pelo desempenho comparativamente aos irmãos da Intel. Para além de uma mudança de arquitetura, a nova aposta da Apple adiciona determinadas funcionalidades de segurança. A alteração da Apple levou os programadores a fazerem novas versões do seu software de modo a correr nativamente no M1, em vez de o passarem pelo emulador. Quem resolveu fazer o mesmo foram os criadores das ameaças como refere a Wired.

Apple M1 ameaça

O especialista em assuntos Mac, Patrick Wardle, explicou que se pode adaptar com facilidade o malware. Também recompilado de forma a correr de base no chip M1. Dito isto, o primeiro malware para esta plataforma é uma extensão de adware para o Safari chamada GoSearch22. Aparentemente faz parte da família de ameaças para Mac chamada Pirrit que é uma das mais antigas e mais ativas. Um pormenor é que está sempre a mudar para se escapar à deteção.

Esta ameaça mascara-se de uma extensão legítima para o Safari. Quando ativa, recolhe dados dos utilizadores e injeta vários anúncios e pop-ups.

Foi descoberto que o GoSearch22 não é o único malware para o Apple M1. Isto porque os investigadores da empresa Red Canary já revelaram que há mais ameaças à solta que neste momento estão a ser investigadas como refere o XDA.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub