A Apple nunca foi conhecida por ser uma fabricante com produtos amigos da carteira, afinal, toda a imagem e filosofia está assente em produtos Premium, com muita qualidade tanto no lado da construção, como também no design, e claro, simplicidade e poderio na parte da utilização do dia-a-dia.
Porém, é inegável que alguma da identidade da Apple se começou a perder ao longo dos anos, com muitos fãs da fabricante a afirmar que tudo isto se deve muito ao facto de a “alma” de Steve Jobs estar a ficar cada vez mais esquecida nos escritórios da gigante Norte-Americana. De forma mais concreta, muitos começam agora a apontar para uma Apple ganânciosa, e sem a força inovadora de outros tempos.
Sendo exatamente por isso que talvez valha a pena andar alguns anos para trás, para perceber aquilo que o próprio Steve Jobs pensava da empresa, na altura em que tudo estava a correr mal para a mesma.
Apple + Ganância: É uma história que se vai repetir!?
Portanto, apesar do facto do iPhone ser um sucesso incrível, com o smartphone da Apple a ser cada vez mais tido como o “padrão” do mundo mobile moderno, a realidade é que até aqui a Apple começa a demonstrar uma falta de capacidade de se reinventar.
Posteriormente, temos de olhar para todas as outras gamas de produtos da gigante Norte-Americana, mais concretamente o MacBook, que apresenta pouca evolução de ano para ano, especificações base completamente contra aquilo que deveria ser a referência, e claro, preços cada vez mais altos.
Mas, talvez mais importante que os preços e falta de inovação, é mesmo a atitude da empresa face às críticas dos consumidores. A Apple deixou de ouvir os seus fãs, para empregar a velha filosofia de “eu não estou mal, eu é que estou!”.
Como Steve Jobs disse há muitas luas atrás, mais concretamente na altura em que a Apple quase desapareceu:
- “Eles preocupam-se mais com a sua própria glória e riqueza, do que o desenvolvimento e construção da Apple.
- Esta empresa sempre foi ótima a produzir produtos para as pessoas usarem. Porém, isso deixou de interessar. Quem manda queria apenas fazer muito dinheiro… Muita ganância.
- Deviam estar mais preocupados em fazer “algum” lucro, ao mesmo tempom que são capazes de conquistar quota de mercado. Isto é algo que sempre tentei fazer.”
Conclusão
Nenhuma empresa domina para sempre, nem a Apple.
Afinal, se a Nokia, Motorola, BlackBerry, etc… Desapareceram, a Apple também pode desaparecer da mesma forma que apareceu. É preciso ouvir o mercado, e é preciso evoluir com os tempos.
A Apple continua a produzir excelentes produtos, por isso, a retórica do vídeo não se aplica a 100%. Ainda assim, como já deve ter percebido, a gigante dos computadores e smartphones anda a puxar demasiado no preço. Sendo exatamente por isso que as vendas do MacBook e iPad já caíram de forma significativa nos últimos anos.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Acha que a Apple está a entrar num caminho perigoso, ou é pura e simplesmente demasiado grande para falhar?