Apple está a preparar o lançamentos dos novos iMac 2021

A Apple tem muitas novidades na manga que vão começar a chegar ao mercado este ano. Dito isto, vai redesenhar muitos computadores. Se até aqui se falou essencialmente do design dos MacBook Pro que vai sofrer grandes modificações, agora é a vez de chegarem boas novas sobre os iMac 2021. Realmente já era altura da Apple lançar novidades neste campo. Assim, os novos iMacs lançados este ano terão uma aparência diferente. O design atual tem muitos anos e os novos modelos serão parecidos com o monitor Pro Display XDR. Também prometem molduras mais finas à volta do ecrã.

iMac 2021

Apple está a preparar o lançamentos dos novos iMac 2021

Se tudo se mantiver como até aqui, devem surgir duas apostas distintas. Ou seja, um modelo de 21,5 e outro com 27 polegadas. Outra novidade é que os iMac serão baseados no novo processador Apple Silicon. Até ao momento ainda não se sabe se teremos um Apple M1 ou qualquer outro. No entanto, o M1 deve ser a aposta mais segura.

O M1 é um processador de oito núcleos que é desenvolvido com tecnologia de 5 nanómetros. Destaca-se também por uma arquitetura de memória unificada. Isto significa muito mais desempenho comparativamente aos computadores que têm tudo em separado, ou seja, processador, gráfica, RAM e outros componentes.

iMac 2021

Os quatro núcleos de alta eficiência têm uma ampla arquitetura de execução, com 128 KB de cache de instrução, 64 KB de cache de dados e uma cache L2 partilhada de 4 MB. Já os núcleos de alto desempenho têm uma arquitetura de execução ultralarga, com 192 KB de cache de instrução, 128 KB de cache de dados e cache L2 de 12MB partilhada.

No caso das capacidades gráficas, o M1 inclui uma GPU de até oito núcleos e é o “processador gráfico mais avançado” que a Apple criou. Assim a marca afirma que pode fornecer um desempenho máximo com um terço do consumo de energia, comparativamente aos PCs.

iMac 2021

A GPU tem 128 unidades de execução, que podem trabalhar com até 24.576 threads simultâneos, permitindo uma performance de até 2,6 teraflops por segundo.

Para além dos novos iMac, a Apple está a preparar também um novo monitor que deverá ter um preço semelhante ao do Pro Display XDR. Ou seja, cerca de 5000 Euros. 

Além destes equipamentos também teremos novos MacBook Pro. Como referi, terão grandes alterações ao nível do design. Quanto a dimensão dos ecrãs serão de 14 e 16 polegadas.

iMac 2021

Terão arestas planas, sem a curvatura dos modelos anteriores. O analista Ming-Chi Kuo descreve-os como algo semelhante ao iPhone 12.

Entretanto vão perder a touchbar com ecrã OLED. Em vez disso, a Apple trará de volta as teclas de função de hardware. O design da ficha Magsafe também vai regressar. Devem chegar no terceiro trimestre de 2021.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub