Apple está a copiar a Samsung? Não é boa notícia para ninguém

Caso não tenhas visto, surgiram várias fugas de informação extremamente interessantes a falar um pouco sobre o futuro da gama de smartphones da Apple. Aquele que é o smartphone “bandeira” de todo o mercado.

Dito isto, se estas previsões estiverem certas, a Apple está prestes a mexer (e muito!) naquilo que durante anos manteve simples, e até foi copiado por vários rivais.

apple, android, samsung, iphone

Ou seja, durante muitos anos, a Apple teve um grande momento de lançamento anual, onde apresentava dois modelos “base” e dois modelos “Pro”. O que estava ótimo, e está provado que resulta.

Porém, com a chegada do iPhone 16e, tudo indica que as coisas vão começar a mudar. Este modelo vai passar a ter um lançamento anual, ao contrário do que aconteceu com os vários iPhone SE lançados ao longo da última década.

Vem aí confusão!

O que até poderá fazer sentido, porque além do iPhone 16e, a Apple também está a planear lançar um novo Air, bem como um novo Fold. Mas… seguir uma estratégia à Samsung? Não me parece uma ideia genial.

iphone 17: todos os modelos podem chegar com 12 gb de ram!

O calendário que (alegadamente) vem aí:

  • 2.º semestre 2025: iPhone 17, 17 Slim, 17 Pro, 17 Pro Max
  • 1.º semestre 2026: iPhone 17e
  • 2.º semestre 2026: iPhone 18 Slim, 18 Pro, 18 Pro Max, iPhone Fold
  • 1.º semestre 2027: iPhone 18, iPhone 18e
  • 2.º semestre 2027: iPhone Fold 2, iPhone 19 Slim (com ecrã maior), 19 Pro, 19 Pro Max e um modelo especial de 20.º aniversário

É muita coisa. Talvez até demasiada.

Qual é o problema?

Podemos estar completamente errados e isto ser uma jogada de génio. Mas esta nova estratégia fragmenta completamente aquilo que sempre foi uma linha de produtos coesa e simples.

Até aqui, sabíamos com o que contar. A Apple lançava a sua gama iPhone uma vez por ano, com quatro modelos distintos e bem definidos. Quem comprava um iPhone novo sabia que tinha o “último grito” do mercado durante pelo menos 12 meses. Agora? Vamos ter lançamentos de seis em seis meses, com modelos mais baratos numa fase, mais premium noutra, e muito provavelmente funcionalidades que se distribuem de forma desigual.

De certa forma, é exatamente aquilo que a Samsung anda a fazer, com três momentos de lançamento ao longo do ano: Galaxy S, Galaxy Z, e pelo meio um modelo FE.

Conclusão: Uma Apple mascarada de Samsung?

Em suma, a Apple está a perder aquilo que mais a distinguia: simplicidade e clareza na oferta.

Ou seja, com tantas versões, nomes confusos e lançamentos trocados, a linha iPhone começa a parecer-se com o caos da linha Galaxy. Bem ou mal, acredito que isso devia ser sempre algo a evitar, especialmente quando os consumidores já se queixam de tudo ser igual num mercado que deveria ser dinâmico e pronto a abraçar inovações.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Mais lidas

 
Share to...