A Apple sempre foi uma figura de destaque no mundo mobile, aliás, estamos a falar da principal responsável pelo facto de o smartphone ser hoje em dia o aparelho computacional mais importante das nossas vidas. (O iPhone original de 2007 foi transformador!)
Mas, ainda assim, apesar de toda a popularidade do iPhone no mundo mobile, é inegável que a Apple tem vindo a crescer de forma incrível nos últimos anos. Especialmente os anos pandémicos, e também no pós-pandemia. Na realidade, é quase um caso de estudo!
Visto que o iPhone está assente numa estratégia de atualizações iterativas, mantendo sempre o mesmo design base de ano para ano. Algo que no passado era algo bastante mal visto pelos consumidores, mas que agora é geralmente aceite por todos, e até tem vindo a ser uma estratégia adotada por várias fabricantes Android como a Samsung.
É uma subida de popularidade que faz confusão, porque ao mesmo tempo, se formos olhar com olhos de ver, o ecossistema Android foi capaz de evoluir a um ritmo extremamente elevado! Sendo por isso que temos agora aparelhos poderosos, bonitos, eficientes, e talvez mais importante que isso, com software ágil e capaz de fazer tudo ou quase tudo.
Então? Como é que a Apple continua a crescer mais que todas as fabricantes do mundo Android?
Óbvio que muito do sucesso se deve à qualidade do design, estatuto que os seus aparelhos oferecem aos consumidores, suporte pós-venda, mas… também está muito relacionado com a altura em que a gigante Norte-Americana lança o seu smartphone durante o ano.
Vamos por partes?
Apple é quem tem a melhor estratégia do mundo mobile!?
Portanto, para começar a explicar a minha ideia, vou só perguntar qual é a prenda de Natal mais desejada no Natal, em qualquer ano? Provavelmente o smartphone! Afinal, é um aparelho essencial para qualquer pessoa, seja esta um utilizador casual ou entusiasta, mais jovem ou mais ou velha.
Na verdade, é nesta curiosa altura em que os mais novos fazem chantagem pura e dura com os pais devido às excelentes notas que tiveram na escola no primeiro período ou avaliação intercalar para “sacar” um telemóvel ou computador novo.
Dito tudo isto, qual é o smartphone mais bem posicionado na altura do Natal? É o iPhone!
Não só porque é um iPhone, mas muito porque também é o último grande lançamento neste mercado quase todos os anos.
Aliás, enquanto a Apple esfrega as mãos com todos os subsídios de férias e de Natal, todo o mundo Android está agora a planear o lançamento de uma nova geração de aparelhos, que só chega em Janeiro, Fevereiro ou Março. Altura em que ainda estamos todos a recuperar da estupidez de dinheiro que fomos rebentar em prendas de Natal.
Curiosamente, já tive amigos, familiares e até leitores, a perguntar se devem comprar agora um Samsung Galaxy S23 ou esperar pelas novidades de Janeiro. Bem… Isto não acontece com o iPhone!
Mais uma vez, tenho de dizer que as grandes fabricantes do mundo Android têm de mudar a forma como fazem as coisas, não só em termos de design e capacidades técnicas, mas também na parte da calendarização de lançamentos. Este é um bom exemplo em que a Apple é deixada sozinha para fazer o que bem entender.
É preciso levar a luta à grande rival da Google no mundo mobile! Caso contrário, o ecossistema Android vai ficar reservado para consumidores de gama média e gama baixa.