Ainda nada está confirmado, e muito honestamente, duvido que a Apple vá verdadeiramente em frente com este hipotético plano de deixar de lançar o iPhone todos os anos.
Afinal de contas, o iPhone é o produto mais importante para a gigante Norte-Americana, e verdade seja dita, não é de agora que pouco ou nada muda entre gerações do aparelho.
Será que faz sentido para a Apple desistir da atual estratégia à volta do iPhone, quando continua a vender tanto todos os anos?
Ainda assim, a realidade é que a inovação no lado dos smartphones anda mesmo pelas ruas da amargura. Porém, não é só a Apple que não tem nada de novo para mostrar, porque se formos olhar para todas as outras marcas, a história é exatamente a mesma.
Dito isto, se a Apple fosse mesmo em frente com o plano, será que outras fabricantes Android iriam seguir o mesmo caminho? Ou isso é apenas e só impossível?
Se a Apple deixar de lançar o iPhone todos os anos. Quem vai atrás?
Portanto, depois de um iPhone 16 que vai muito provavelmente apresentar resultados desapontantes, a Apple parece estar a analisar uma mudança de estratégia em que o seu smartphone, e na realidade o smartphone mais popular à face da terra, deixa de ter um lançamento anual, tradicionalmente a acontecer em Setembro.
A Apple quer mudar a sua estratégia de lançamento do iPhone para 2 em 2 anos, ou até de 3 em 3 anos.
Aliás, existe até a possibilidade de o lançamento deixar de ser em Setembro, ou ter uma data fixa, para o novo iPhone aparecer só e apenas quando a Apple achar que existe espaço para um novo lançamento.
Esta é uma situação estranha, nunca antes vista no mundo mobile. Que também tem as suas desvantagens, visto que os consumidores podem deixar de adquirir o iPhone disponível na altura em que este quer mudar de smartphone, porque este aparelho pode já ter 1 ou 2 anos de mercado em cima.
Ainda assim, como sempre acontece quando a Apple decide fazer alguma coisa, é muito provável que algumas fabricantes sigam o mesmo caminho. O que levanta uma questão…
Acha que a Samsung, Xiaomi, Honor, etc… Iriam seguir este exemplo, ou iriam continuar com a sua atual estratégia de mercado?
Apesar do facto de o ecossistema Android quase sempre seguir o exemplo da Apple, como foi o exemplo da “notch”, da remoção da entrada para auscultadores e consequente lançamento de earbuds, etc… Muito honestamente, inicialmente acho que nenhuma das fabricantes mencionadas em cima iria seguir a mesma estratégia.
Aliás, acredito que estas fabricantes iriam aproveitar o “buraco” para apostar ainda mais nos seus produtos, com uma campanha de marketing agressiva nesse sentido. “Comprar um iPhone com 1 ano para quê? Se pode comprar o mais recente aparelho… Bla bla bla”.
Se isso iria resultar? Quem sabe? Também não sabemos até que ponto esta estratégia à volta do iPhone poderia resultar.
Mas, uma coisa é certa, o iPhone 16 é o mesmo iPhone do ano passado com alguns toques, e em 2024, os utilizadores parecem já não ter muita paciência para este tipo de lançamento. Por isso, algo tem mesmo de mudar.
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