Apple Arcade tem o “cheiro de morte” dizem programadores

O Apple Arcade chegou em 2019 e se não conhece este serviço saiba que na prática consiste numa assinatura que dá acesso a jogos premium sem qualquer tipo de anúncios ou compras na aplicação. À partida tem tudo para funcionar. No entanto parece que nem tudo está bem com este serviço. Uma informação que chega do mobilegamer.biz revela que vários programadores de jogos estão a levantar preocupações sobre o Apple Arcade. As fontes do site referem vários problemas relacionados com a diminuição dos pagamentos, o cancelamento de projetos, a apatia da empresa em relação ao serviço e muito mais.

Apple Arcade tem o “cheiro de morte” dizem programadores

Quando o serviço chegou, os pagamentos iniciais eram “muito generosos”, assim como os pagamentos por jogo depois, disse uma fonte à agência. A maioria dos jogos foi supostamente lucrativa desde o início, o que encorajou mais jogos premium a entrarem no serviço. No entanto, parece que isso começou a mudar no final de 2020.

As fontes afirmam que a Apple começou a reduzir os pagamentos do bónus por jogo por volta de outubro de 2020 e mais tarde começou a cancelar projetos após uma reinicialização na primavera de 2021. Isto levou a empresa a “irritar muitas pessoas”, de acordo com uma fonte. A Apple também teria começado a cortar os pagamentos iniciais.

Parece que a Apple também não está a ser muito clara com a direção do Arcade. A Apple está a concentrar-se em jogos para toda a família que tenham uma grande propriedade intelectual, mas não o disse aos seus parceiros. A agência diz que os criadores que falaram em colocar os seus jogos no serviço ficaram confusos.

- Advertisement -

O diretor de um estúdio disse que o Arcade tem o “cheiro da morte” e que as pessoas que o gerem parecem não ter a certeza da sua direção. É “quase como se não tivessem a certeza se teriam emprego no final”, disse a fonte ao mobilegamer.biz.

O relatório também menciona que a gigante da maçã por vezes é dura quando lida com os programadores.

Este parece ser especialmente o caso quando o gigante da tecnologia descobre que o programador assinou um acordo com a Netflix.

A Netflix está atualmente a promover o seu próprio serviço de subscrição de jogos concorrente na sua plataforma, o que levou a que títulos populares como Oxenfree II: Lost Signals, Death’s Door, Valiant Hearts, entre outros, chegassem ao serviço. Os programadores acreditam que a presença da Netflix neste espaço vai obrigar a Apple a continuar a ser competitiva e relevante.

Enquanto alguns programadores estão preocupados com o Apple Arcade, há alguns que foram mais positivos sobre a plataforma. “Apesar das suas imperfeições, estamos muito satisfeitos por o Arcade existir. Tornou os jogos premium viáveis no telemóvel”, disse um programador à publicação.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.