Desde o lançamento da série iPhone 15, há uma semana, tem-se falado de algumas queixas feitas por utilizadores. Especialmente dos modelos premium iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. Na prática as pessoas queixam-se que os seus novos aparelhos com iOS estão a aquecer. Este problema parece estar a acontecer quando se jogam alguns jogos de vídeo, se carrega o telemóvel e se utilizam as redes sociais. Diz-se que a temperatura dos dispositivos afetados atinge um máximo de cerca de 46 graus.
Esta app pode ser a culpada pelo aquecimento do iPhone!
O popular influenciador tecnológico Marques Brownlee observou recentemente que só sentiu sobreaquecimento no iPhone 15 Pro enquanto ouvia música e navegava no Instagram. Brownlee explicou como o superaquecimento se manifesta no telefone. “Por cerca de 5 minutos, o telefone fica muito quente e gasta cerca de 5% da bateria”, disse ele. “E depois fica tudo bem novamente.”
Será que a aplicação Instagram é a única razão pela qual os modelos do iPhone 15 Pro estão a aquecer?
Um vídeo no YouTube do @iPhonedo também culpa o Instagram pelo superaquecimento. Mas, ao contrário da maioria das outras queixas, @iPhonedo diz que este problema começou quando atualizou o seu iPhone 14 Pro, iPhone 14 Pro Max e iPad Pro para iOS 17 e iPadOS 17. Tal como Brownlee, Faruk, o homem por trás de @iPhonedo, diz que enquanto os seus dispositivos estavam a sobreaquecer, a duração da bateria em cada dispositivo estava a diminuir a uma taxa de 1 ponto percentual por minuto. Como resultado, ficar sentado no Instagram sem fazer nada durante 10 minutos retirava 10 pontos percentuais à duração da bateria.
No seu vídeo, mostrou como a temperatura do iPhone 15 Pro Max loucamente, reduzindo a duração da bateria em alguns pontos percentuais. Faruk diz que isto acontece apenas com a aplicação Instagram. Uma vez que precisa do Instagram para o seu trabalho, apagar a aplicação não é uma solução viável para ele, mas descobriu que se entrar no modo de baixo consumo de energia enquanto utiliza o Instagram, isso ajuda um pouco com o calor, embora a bateria continue a esgotar-se.
Faruk diz também que não conseguiu chamar a atenção do Instagram para este problema e esclarece que não se trata de um problema do iPhone, mas sim do Instagram. Porque é que isto só acontece no Instagram? Talvez seja útil recordar que, no início deste ano, o antigo funcionário do Facebook George Hayward, um cientista de dados, alegou que o Facebook e a aplicação Messenger esgotam as baterias dos telemóveis de propósito, o que faz parte de um processo que, segundo ele, a Meta chama de “teste negativo”.
Hayward afirma que este processo é utilizado para testar funcionalidades numa aplicação ou para ver como uma imagem pode ser carregada.
Afirma também que foi despedido pela Meta depois de se ter recusado a aceitar os “testes negativos”.
Se não precisar de utilizar o Instagram, pode testar rapidamente a teoria de Faruk eliminando o Instagram durante alguns dias para ver se o seu modelo da série iPhone 15 Pro deixa de aquecer. Se continuar a aquecer apesar da remoção da aplicação do Instagram, então o site de redes sociais está fora de questão e pode continuar a utilizá-lo. Também pode tentar colocar o iPhone no modo de baixo consumo de energia enquanto utiliza o Instagram para ver se isso ajuda.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!