Apostrophy OS: será o futuro substituto do Android?

O Android é o sistema operativo para dispositivos móveis mais poupar. No entanto isso não significa que seja a única escolha para os fabricantes de dispositivos. De facto, aqui e ali vão surgindo alternativas e nem sequer estou a falar das alternativas baseadas em Android como as da Xiaomi e Samsung. Refiro-me mais especificamente a outros sistemas que se focam na privacidade e na segurança. O objetivo do Apostrophy OS é precisamente esse. Oferece funcionalidades semelhantes às do Android, ao mesmo tempo que dá aos utilizadores mais controlo sobre os seus dados.

Apostrophy OS: será o futuro substituto do Android?

O Apostrophy OS (AphyOS) é um sistema operativo centrado na privacidade, baseado no GrapheneOS para dispositivos baseados no Android. O Graphene OS é construído utilizando o Android Open Source Project (AOSP) e não inclui o pacote Google Mobile Service (GMS). Isto significa que não tem aplicações Google, como a Google Play Store. Isso também significa que os habituais serviços de rastreio em segundo plano não estão presentes, dando-lhe mais privacidade sobre os seus dados pessoais. Como tal, o GrapheneOS é frequentemente considerado uma das melhores ROMs personalizadas focadas na privacidade e segurança que pode instalar num dispositivo Android.

Apostrophy OS: será o futuro substituto do Android?

Uma vez que o AphyOS utiliza o GrapheneOS como base para a sua implementação personalizada do Android, tem um foco significativo na privacidade e segurança do utilizador. Ainda assim, o AphyOS procura fazer um nome para si mesmo, indo além das características típicas do GrapheneOS. Para começar, a empresa por detrás do AphyOS está sediada na Suíça. Eles têm algumas das leis de privacidade de dados mais rígidas do mundo. O foco na neutralidade da rede permite-lhes ganhar a confiança dos seus utilizadores como uma empresa de SO móvel justa e honesta.

- Advertisement -

Atualmente, o AphyOS não é algo que possa ser instalado em qualquer dispositivo com Android. No entanto isso deve mudar em breve. Para além disso a ideia é fornecer dispositivos totalmente novos pré-instalados com o AphyOS, em vez de permitir que qualquer pessoa instale uma ROM personalizada num dispositivo com Android.

Este sistema quer fazer grandes mudanças no mercado móvel

Embora o AphyOS seja novo e ainda não seja muito conhecido como um nome familiar, mostra sinais de um futuro brilhante. Depois de ultrapassarem os obstáculos de se integrarem nos novos smartphones, podem dar vida ao lema de privacidade e segurança da sua empresa.

Encontra mais informações aqui.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.