Aposta forte da AMD nos portáteis! Ryzen 5 4650U humilha i7-10710U

Quando comparamos a AMD à Intel, salta logo à vista os muitos anos de experiência da primeira no mundo das placas gráficas. Sim, é verdade que a Intel está agora a apostar forte e feio nos GPUs, e até está prestes a lançar a sua primeiras placa gráfica dedicada.

Contudo, se os novos processadores mobile são exemplo, a Intel ainda tem de comer muita sopinha para chegar ao nível da AMD no mundo dos gráficos.



AMD Ryzen 5 4650U humilhou o Intel Core i7-10710U!

Portanto, a AMD tem uma forte vantagem no mundo dos iGPU, como podemos ver pelas mais recentes pontuações do 3DMark Fire Strike, onde um AMD Ryzen 5 4650U (15W) deu um autêntico tareão (+82,4% de performance) no Intel Core i7-10710U (25W).

Curiosamente, este novo Core i7-10710U foi pensado para os sistemas Intel NUC, e por isso até tem um TDP maior de 25W. Aliás, a sua frequência até é bastante mais alta a 1.6GHz. Contudo, mesmo com um TDP de 15W, o Ryzen 5 Pro 4650U meteu a oferta da Intel no bolso sem grandes dificuldades.

Claro que a oferta da Intel ganha em alguns campos como na performance physics, ficando também bastante acima da frequência que a arquitetura Zen 2 oferece no mundo mobile. (+700MHz)

Ainda assim, no geral, o AMD Ryzen 5 4650U é um SoC bastante mais apelativo, oferecendo tudo no mesmo pacote. Especialmente se gosta de jogar um título ou outros nos seus tempos livres.

Em suma, se a Intel quer competir com a AMD neste espaço, vai ter de aproveitar o seu processo de 10nm para aumentar o número de núcleos e threads, ou então apenas tentar aumentar a frequência. (Algo que parece complicado, devido aos yields do processo)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

iPhone 13: ‘Notch’ ficou mais pequena, mas esqueça a % da bateria

A nova gama de smartphones iPhone 13 já foi anunciada! Trazendo consigo um design ligeiramente diferente, onde claro está, temos de salientar a diminuição...

Alerta Windows 10: apague agora mesmo a sua password!

A Microsoft acaba de lançar o alerta para milhões de utilizadores do Windows 10 e pede que as pessoas apaguem as suas passwords. Atenção,...

Novos emojis em 2021/2022 vão incluir ‘Homem grávido’

Vamos ter uma atualização no 'set' de emojis que utilizamos no nosso dia-a-dia, com o Emijo 14.0, da Unicode, a trazer 37 novidades... Entre...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!