Aposta elétrica existe, carregadores é que não!

Já muito me queixei da rede nacional de carregamento de automóveis elétricos em Portugal. A rede é complexa, tem uma manutenção fraca, e além de tudo isto, os condutores continuam sem respeitar os tempos de carregamento, ou espaços reservados para este tipo de automóvel.

Mas ainda pior que tudo isto, é mesmo o facto de que os carregadores que existem, mesmo que estivessem todos a funcionar em pleno, não chegam para o crescimento da frota elétrica nas estradas Portuguesas.

Aposta elétrica existe, carregadores é que não!

Portanto, as fabricantes automóveis, bem como a grande maioria das entidades governamentais Europeias, quer acabar com o automóvel a combustão, para meter um carro elétrico debaixo das mãos, e pés, de todos os condutores. Uma meta ambiciosa, tal é o custo, e complexidade, de ter um carro 100% elétricos nos dias que correm.

Porém, além do custo e complexidade, existem outros problemas potencialmente mais graves, que não dependem do consumidor. Não há postos de carregamento para todos!

- Advertisement -

Para ter ideia dos números, em 2016 existiam 77 mil carros híbridos plug-in na Europa, para 118.542 postos de carregamento. No final de 2022, existiam mais de 2 milhões de veículos elétricos com necessidades de carregamento (100% elétricos + híbridos Plug-In), para 479.396 postos de carregamento montados (atenção… Montados! Não significa em funcionamento!).

Assim, enquanto o número de veículos aumentou 1700%, o número de postos ficou pelos 522%.

É importante salientar que até 2030, a grande maioria dos veículos comercializados vão ser elétricos! Onde é que os vamos carregar? Especialmente para quem não tem garagem, ou possibilidade de ‘esticar’ um cabo até ao carro? Excelente pergunta! A minha mãe Ribatejana até lhe respondia à questão, mas aqui é melhor não.

Entretanto, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.