Aposta da NVIDIA para o futuro está quase em produção

O mundo das placas gráficas vai mudar nos próximos anos, com a NVIDIA e AMD a apostar forte e feio em arquiteturas Multi-Chip-Module. Ou seja, algo muito similar ao que a Intel está a fazer com a sua arquitetura Xe-HPC, em que vamos ter vários chips dentro do mesmo ‘pacote’.

Quando é que isto chega ao mercado? Está para breve! Mas não vai ser para já. Pelo menos não para nós, entusiastas e gamers. Primeiro está o mercado especializado.

Aposta da NVIDIA para o futuro está quase em produção

Portanto, a arquitetura Hopper vai ser a primeira por parte da NVIDIA a contar com um design MCM. É uma tecnologia que anda a ser teased há mais de 2 anos, mas que aparenta estar agora quase finalizada. Afinal de contas, segundo novos leaks, a primeira fase da produção vai começar dentro de muito em breve, tendo como base o processo de 5nm da TSMC.

Entretanto, o primeiro GPU Hopper vai contar com duas dies, cada uma delas com 288 microprocessadores stream. Um ‘pacote’ capaz de oferecer 3x mais performance relativamente à placa gráfica mais poderosa da NVIDIA atualmente no mercado, a Ampere NVIDIA A100. Este GPU deverá contar com o nome de H100, servindo apenas para o mercado de servidores e de centros de dados. O lançamento pode acontecer já na primeira metade do próximo ano.

Ou seja, é uma arquitetura que pode dar um ar de sua graça no mercado tradicional de consumo, na gama GeForce, algures em 2022 ou 2023.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Confia nesta nova estratégia de “dividir para conquistar”? Ou seja, de meter vários chips dentro do mesmo ‘pacote’? É este o futuro? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Memória GDDR6 ou GDDR6X? E que tal GDDR6W?

As tecnologias que dão vida às tão famosas placas...

DPVR E4: Um Capacete VR que vai apostar (e bem) no preço!

Como já deve ter percebido, entrar no mundo da...

Consumidores querem a RTX 4080 a 700~800€! NVIDIA riu!

Como deve saber, a nova geração de placas gráfica...

RTX 4070 Ti e RX 7900 já foram registadas pela Gigabyte

Quando queremos saber se uma placa gráfica está a...

Intel Core i9-13900KS vai ser 22% mais caro. Loucura?

Ver componentes topo de gama a preços exagerados não...