Aposta da Intel no mundo das placas gráficas está a começar!

O hype no mundo das placas gráficas tem estado muito em cima da AMD e NVIDIA, especialmente porque a primeira está a fornecer os componentes às consolas de nova geração, acabou de lançar novas placas gráficas, e claro, porque a segunda também lançou de forma bem recente as suas RTX 30, que infelizmente estão a ser um grande falhanço para a NVIDIA, devido à surpreendente falta de stock.

Pois bem, enquanto a AMD e NVIDIA andam a trocar bitaites, a Intel está lentamente a preparar-se para lançar a sua primeira gama de placas gráficas em quase 20 anos. As suas Intel Xe!



A aposta da Intel no mundo das placas gráficas está prestes a começar!

intel

Portanto, a Intel está quase pronta a inundar o mercado de GPUs Xe, tentando ocupar todas as gamas, desde a mais baixa até à mais alta. Afinal de contas, apenas há alguns dias, a empresa já anunciou o seu GPU Iris Xe MAX, uma placa gráfica dedicada que deverá servir para todos os jogadores que queiram uma boa experiência em Full HD, ou que apenas precisam de poder suficiente para a criação de conteúdo.

No entanto, este é apenas o primeiro passo, visto que em 2021 vamos ver produtos das gamas Xe-HP e Xe-HPG. A primeira focada no mercado de IA e a segunda focada no mundo do gaming.

Curiosamente, hoje apareceu na Internet um GPU Intel Xe com 512 unidades de execução com o nome de código “NEO Graphics”. Um nome que curiosamente nem é grande novidade, visto que a Intel já demonstrou a sua performance há alguns dias numa apresentação. No entanto, antes de ficar entusiasmado, fique a saber que esta placa é 4x mais lenta que a RTX 3070… O que poderá ser devido à falta de otimização nas drivers, isto ser uma amostra de engenharia, mas também poderá ser devido ao facto da Intel ainda não ter resposta para a AMD e NVIDIA.

Temos de esperar para ver o que isto vai dar! Mas uma coisa é certa, ter uma AMD, NVIDIA e Intel fortes no mundo das placas gráficas seria bom para todos nós.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google Fotos: a novidade mais esperada desapareceu sem data!

Em 2019 na conferência da Google conhecemos uma novidade que ia chegar ao Google Fotos. Esta novidade chamava-se Colorize e utilizava a IA para...

Não quer instalar o iOS 15? Veja como continuar a ter updates!

O iOS 15 chegou e veio cheio de funcionalidades. De facto, há muitas e boas razões para mudar! No entanto, há muitas pessoas que...

Gmail: recupere o espaço da sua conta em segundos!

O Gmail é sem dúvida uma excelente plataforma de email. No entanto, partilha do mesmo problema das outras plataformas. Os emails vão-se acumulando, especialmente...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!