Aposta da Apple resultou em tablet com um CPU de computador!

Como deve saber, o novo iPad Pro vem equipado com o ainda muito recente SoC Apple M1, o mesmo processador que dá vida aos mais recentes portáteis da empresa, sendo também um chip que tem impressionado bastante, tanto em termos de performance como de consumo de energia.

Mas tem noção da performance que é possível retirar do novo iPad Pro? Com um consumo de energia mínimo? É incrível!



Aposta da Apple no ARM resultou num tablet com processador de portátil!

apple, m1

Portanto, em boa verdade, o novo iPad Pro é baseado num chip que podia muito bem dar vida a um desktop, tal é o seu potencial. Aliás, é um chip que já dá vida a vários portáteis, e até a um Mac mini. Um feito de engenharia incrível, quando temos em conta a grossura, tamanho e peso de um iPad.

Mas mais incrível que tudo isso, é mesmo a energia que este chip consome! Conseguindo resultados de um computador propriamente dito, enquanto consome energia elétrica por uma palhinha bem fininha. Afinal de contas, num teste de LOAD combinado (CPU+GPU), o Apple M1 consome apenas 20W, mais concretamente, 19.9W.

- Advertisement -

Curiosamente, os entusiastas andam a questionar se este chip é ou não realmente eficiente, visto que o Exynos 2100 da Samsung consome apenas 5~6W em LOAD. Mas será que isto faz sentido? Não! O Apple M1 não foi pensado para ser um chip mobile, a sua própria arquitetura foi pensada para usado em computadores, em tablets, e quem sabe, até em smartphones. Altamente personalizável, e poderoso, qualquer que seja a aplicação. Curiosamente, o Apple M1 não apresenta thermal trotthling em nenhuma das aplicações.

Dito tudo isto, com todo este poder, a Apple decidiu equipar uma bateria maior no seu novo iPad Pro. Além disto, é bem provável que os próximos MacBook Pro com a nova versão deste chip (M1X ou M2), venha com uma solução de cooling um pouco mais refinada. De forma a tentar alcançar níveis de performance ainda mais altos.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.