Aplicações “espiãs” são retiradas da Google Play Store


Por em

Um grupo de investigadores da empresa Lookout descobriu a existência de mais de quatro mil aplicações maliciosas que tem, entre as suas características, a capacidade de espiar os smartphones baseados no sistema operativo Android.

Os investigadores afirmaram que o fator mais relevante está no facto de algumas destas aplicações estarem presentes mesmo na Google Play Store, a loja oficial de aplicações Android, um repositório onde as aplicações lá colocadas deveriam de ser seguras e livres de ameaças…

Os investigadores destacam que uma dessas aplicações, a App Soniac, foi mesmo descarregada entre mil a cinco mil utilizadores na Google Play Store, prometendo um chat de mensagens semelhante ao Telegram, no entanto esta App gravava áudio, chamadas de voz, mensagens de texto, logs, contactos e guardada a informação relacionada com os acessos às redes Wi-Fi.

Depois do alerta, a Google decidiu remover a App da sua loja pelo que, a quem tenha esta aplicação instalada deve removê-la do seu equipamento.

Além aa Soniac, também outras duas Apps maliciosas presentes na Google Play foram removidas: a Hulk Messenger e a Troy Chat. Estas aplicações possuíam os mesmos argumentos da Soniac, ou seja, tem características que permitem espiar os utilizadores.

Perante esta descoberta, mais uma vez se reforça a ideia que os utilizadores e proprietários de equipamentos Android devem, preferencialmente, descarregar as aplicações presentes na Google Play Store, local onde o controlo é mais rigoroso e que mais dificilmente se encontra Apps maliciosas…Recomenda-se ainda que seja lido o feedback dos utilizadores, pois por vezes constam mensagens que deixam antever a qualidade da App…

Leia também

Ou veja mais notícias de Android

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Samsung anuncia novo disco SSD externo com ligação USB Type-C

Aumentar a velocidade do Samsung Galaxy S8

Seguinte