Apesar do sucesso da AMD, a Intel está a recuperar!

Apesar do sucesso da AMD, a Intel está a recuperar! – Os CPUs da AMD são neste momento a escolha mais popular do mercado, em detrimento dos processadores de nona e décima geração da Intel.

No entanto, apesar da performance dos recentes Ryzen 5000, que impressionaram toda a crítica especializada… A verdade é que não há stock! Como tal, muitos utilizadores estão a optar por soluções Intel, o que por sua vez está a fazer com que a gigante azul dos microprocessadores esteja a conseguir recuperar alguma da quota de mercado que tem vindo a perder nos últimos meses.



Apesar do sucesso da AMD, a Intel está a recuperar quota de mercado!

AMD vs Intel, AMD, Intel, CPU

Portanto, os ganhos de performance que a AMD tem conseguido alcançar apenas contam metade da história. É que apesar da elevada procura, o stock de processadores Ryzen 5000 não está a acompanhar a oferta! Uma história muito parecida ao que também está a acontecer no mundo das placas gráficas, e que acabou por aumentar a procura por placas pertencentes às gamas mais baixas e gerações mais antigas. (Em suma, não existem placas gráficas no mercado! Sejam elas recentes, velhas, caras ou baratas.)

Assim, enquanto a AMD luta por uma maior quota de produção nas linhas de 7nm da TSMC… Os utilizadores que precisam mesmo de uma máquina nova, não têm outro remédio senão optar por um processador Intel. Produtos que na verdade até estão a preços bastante apetecíveis.

A culpa aqui é um pouco da AMD…

Todo o portfólio da empresa está assente no processo de 7nm da TSMC. Estamos a falar dos processadores para a PS5 e Xbox Series S/X, todos os Ryzen 3000, 4000 e 5000 (para desktop e portáteis), e ainda todas as placas gráficas Radeon RX 5000 e 6000. É um problema que já está sob examinação na sede da AMD, com planos para mudar parte da produção para as linhas da Samsung já em 2021. (Saiba mais aqui)

Entretanto, segundo os dados da Mercury Research, a AMD baixou dos 20.1% de quota de mercado para os 19.3% no último trimestre. Contudo, como as margens de lucro dispararam, a AMD teve também uma subida de 50% nas receitas, muito graças ao ASP mais alto (Average Selling Price).


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 10: aumentar drasticamente a velocidade do PC!

Todos queremos um sistema operativo a funcionar o mais rápido possível. Dito isto, existem formas simples de o conseguirmos e nem sequer precisamos de...

Windows 11 tem tecnologia para apps ocuparem menos espaço!

O Windows 11 chega no dia 5 de Outubro com várias alterações ao nível de design e inclusivamente um novo centro de notificações. No...

Bomba! Sex Education na Netflix nunca mais será a mesma!

Apesar do imenso sucesso que os vários projetos fazem na Netflix. A verdade é que com o passar dos anos, e sucessivo lançamento de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!