Nada dura para sempre, especialmente no mundo da tecnologia, mas… Esperava assistir à morte do Facebook? Aquela que foi considerada por muitos como a maior rede social do planeta, depois de ter revolucionado a forma como as pessoas se conectavam na Internet?
Bem, na realidade o Facebook ainda não está “morto”. Mas, é inegável que a sua popularidade tem vindo a cair a pique, e ao que tudo indica, não existe um caminho de regresso para a plataforma.
Já não uso o Facebook, e você? Ainda vai à rede social?
Portanto, tenho 32 anos, e a realidade é que nos dias que correm, pouco ou nada uso a app do Facebook, ou entro na plataforma através do PC. Curiosamente, as pessoas à minha volta parecem estar na mesma exata onda.
Aliás, numa primeira fase retirei a app da pasta das aplicações mais utilizadas, e até já cheguei ao ponto de desinstalar a app várias vezes do meu smartphone do dia-a-dia. Tudo porque é uma aplicação que apesar de parecer estar ali quietinha, fechadinha, está sempre a consumir recursos computacionais no nosso smartphone. Sim, caso não saiba, o Facebook está sempre ativo, mesmo que não use a aplicação no seu smartphone. Antigamente até aceitava isso, porque era uma app importante, mas agora? Pouco ou nada uso a plataforma, e por isso já não é aceitável trocar autonomia da bateria pelo velho símbolo azul na gaveta de apps.
Ainda assim, por vezes ainda sou obrigado a instalar, ou ir à versão web do Facebook, de forma a ter acesso a qualquer publicação num grupo, ou para ler uma mensagem de alguém que ainda está preso ao passado e gosta de falar pelo Facebook Messenger.
Mas a realidade é esta… O Facebook está agora limitado a este tipo de utilização!
Longe vão os tempos em que partílhavamos todas as nossas fotos ou histórias na plataforma, com essa honra agora a ficar a cargo do Instagram ou do TikTok. Também já não temos aqueles textos gigantes de pessoas a contar um pouco da sua vida, ou experiência mais importante.
É curioso, mas o Facebook é agora na sua maioria utilizado por adultos mais desligados da tecnologia. Ou então por utilizadores que apenas querem ter acesso aos grupos, ou páginas de negócios pequenos.
Aliás, é cada vez mais comum ouvir a frase “Facebook? Já desativei a minha conta.”
Dito tudo isto, qual é a sua opinião? Ainda usa o Facebook?