Ansioso pelo 5G? Atenção que há três grandes desvantagens!

A febre do 5G chegou. De facto, muitas pessoas já deram sinais disto. Neste Natal e até na Black Friday quando estavam a ver smartphones nas lojas questionavam várias vezes o vendedor se tinha suporte para 5G. Há milhões de unidades no mercado, topos-de-gama e não só, que já são compatíveis com esta tecnologia. Mas será que esta febre do 5G tem razão de o ser ou mais vale tomarmos um Benuron e sossegarmos um pouco? É que na realidade pode estar ansioso pelo 5G mas há três grandes desvantagens.

Ansioso pelo 5G? Atenção que há três grandes desvantagens!

Algumas pessoas referem que a velocidade do 5G é uma loucura. A questão é que quando se muda para esta rede não sem tem logo essa perceção. É que não temos uma diferença tão grande como existia do 3G para o 4G.

5G ansioso

Quando o 4G chegou abriu um novo mundo de possibilidades. De facto tornou possíveis todas as plataformas de vídeo e TikToks que existem no mundo. Neste campo, parece que o 4G consegue oferecer exatamente o mesmo que o 5G. É que na prática não melhora a experiência. Para além disso existem algumas imperfeições técnicas.

Vamos olhar, por exemplo, para a velocidade. Apesar de conseguirmos atingir velocidades na casa dos 300MB/s, o sinal não é assim tão bom na maioria dos casos. Assim a velocidade em determinadas circunstâncias pode até ser inferior à disponibilizada pelas redes 4G. Claro que junto aos emissores e nas grandes cidades não haverá grande problema. Agora na periferia pode ser um problema.

5G ansioso

Se tudo o que o 5G fornece é velocidade, então o 4G é suficiente para a maioria das pessoas.

Há também questões de instabilidade de rede. Isto tem sido um relato constante em todo o mundo. A média de velocidade nas redes 4G é de 20Mbps. No entanto, a velocidade do 5G pode chegar aos 500 Mbps. Ainda assim, parece que nunca ultrapassa os 100. Nos Estados Unidos de onde chegam a maioria dos relatos, as velocidades andam sempre ente os 30 e os 50 Mbps. Assim sendo, realmente faz pouca diferença mudar para o 5G.

A cobertura é outra das questões que merece destaque. A cobertura de uma estação 5G é muito inferior comparativamente às estações 3G e 4G. Dito isto, uma estação base 4G é capaz de cobrir até 1km. Por outro lado uma estação 3G pode cobrir até 5km. No que diz respeito ao 5G a cobertura é de 300 metros. Ou seja, são necessárias muitas estações base para as redes 5G.

No caso da China foram necessárias 3.4 milhões de estações base para popularizar as redes 4G como refere o site GizChina. Estas estações estão apenas em grandes cidades. Ou seja, nas áreas rurais apenas estão disponíveis redes 3G e 2G. A razão é simples. Os custos são elevados.

Apesar de não fazer grande diferença para os utilizadores em geral, o 5G pode ser muito útil no futuro. Para já ainda não vale a pena.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também