Como estamos fartos de dizer, o nível de evolução no mundo mobile não pode continuar o mesmo para todo o sempre, algo vai ter de mudar, aliás, algo já começou a mudar! Basta olhar para os problemas que a Apple está a ter com os 3nm da TSMC, e aposta que a Google fez nos Pixel 8, que em vez de trazerem níveis de performance extremamente apetecíveis, dividem o seu poderio entre hardware e software, com muita (e boa) ajuda da Inteligência Artificial.
É uma estratégia que resulta, bastante olhar para as reviews aos Pixel 8 e Pixel 8 Pro da Google. Sendo exatamente por isso que a Qualcomm, muito provavelmente devido ao facto de não ter acesso ao processo de 3nm da TSMC, vai apostar em algumas mudanças na sua estratégia.
Abram os braços à loucura da Inteligência Artificial no mundo Android!
Androids de 2024 vão apostar forte e feio na IA!
Portanto, caso não saiba, o novo SoC que deverá dar vida à grande maioria dos smartphones Android topo de gama de 2024 já foi anunciado, na forma do Snapdragon 8 Gen3. Qual é a grande novidade? Como já seria de esperar, a Qualcomm apostou muito na parte da Inteligência Artificial. Curiosamente, isto em detrimento numa revolução na forma como distribuiu os núcleos de processamento (que a MediaTek está a fazer). Ou num gasto de dinheiro absurdo em técnicas de produção mais poderosas e recentes (como a Apple está a fazer).
Mas, o que é realmente importante, é que isto significa o início a sério da aposta na IA em tudo, ou quase tudo!
O Snapdragon 8 Gen 3, de acordo com a Qualcomm, foi concebido especificamente para ser capaz de lidar com as exigências dos assistentes digitais de IA da próxima geração. Isso inclui o processamento de coisas como modelos de geração de imagens baseados em IA, modelos de linguagem e muito mais. É importante salientar que o Snapdragon 8 Gen 3 oferece um desempenho NPU até 98% superior e uma eficiência até 40% melhor por watt.
Porém, o foco, ao contrário da Google, não está apenas na IA. A Qualcomm quer cobrir todas as bases! Por isso, o Snapdragon 8 Gen 3 tem um desempenho de CPU 30% melhor em comparação com o Snapdragon 8 Gen 2. Isto juntamente com 20% melhor eficiência energética.
No lado gráfico (GPU), o chip terá um desempenho 25% melhor, com eficiência energética 25% superior.