Android: já mudou de wallpaper para poupar bateria?

Hoje em dia temos todo o tipo de papéis de parede e na realidade estão cada vez mais apelativos com efeitos 3D e tudo. No entanto, apesar de serem uma boa opção para quem quer personalizar ao máximo o smartphone, há pessoas que se recusam a utilizá-los. Isto porque dizem que os fundos pretos podem melhorar a duração da bateria em relação aos outros wallpapers. Mas já mudou de wallpaper no smartphone para poupar bateria?

Android: já mudou de wallpaper para poupar bateria?

Não vamos criar muito suspense. Em muitos ecrãs, como o ecrã do computador onde pode estar a ler este artigo, a utilização de um fundo de ecrã preto não permite poupar bateria. Isto tem a ver com a diferença entre um ecrã OLED e um ecrã LCD.

Com um ecrã LCD, independentemente da cor de um píxel – preto ou branco – existe uma luz de fundo na parte traseira do seu ecrã, que está constantemente a emitir luz. Os pixéis pretos bloqueiam mais a luz de fundo, mas a luz continua lá, consumindo energia.

No entanto, isto não se aplica se estiver a utilizar um dispositivo com um ecrã OLED ou AMOLED. Os ecrãs OLED não têm uma luz de fundo sólida. Cada píxel de um ecrã OLED é um “díodo orgânico emissor de luz” que produz a sua própria luz. Por conseguinte, se apresentar um píxel preto, o díodo simplesmente não se acende.

Por outras palavras, se utilizar um fundo preto num ecrã OLED ou AMOLED, o seu ecrã produzirá menos luz. Isto ajuda a poupar energia da bateria, mas não vai fazer uma diferença significativa.

- Advertisement -

A boa notícia é que, embora o seu computador utilize provavelmente um ecrã LCD, o seu smartphone é muito provavelmente OLED. Muitos iPhones, desde o iPhone X em 2017, têm ecrãs OLED, e a maioria dos dispositivos Android de gama média e alta também têm OLED, especialmente os smartphones Samsung Galaxy.

Ou seja, se tiver um smartphone com um ecrã OLED fará alguma diferença, especialmente se combinar com outros truques como os que referimos a seguir.

Reduzir o brilho do ecrã

Pode parecer conveniente ter o seu brilho no máximo, especialmente quando estamos no exterior. No entanto isto tem um enorme impacto na bateria. Assim, sempre que possível, mantenha o brilho do ecrã no mínimo para poupar um pouco de energia.

Também pode ajustar as definições de luminosidade. Isto vai permitir escurecer o ecrã em ambientes de baixa luminosidade e iluminá-lo em ambientes de muita luz.

Entretanto em ecrãs OLED também é boa ideia passarmos a utilizar o dark mode.

Caso tenha um smartphone Samsung vá a definições. Depois escolha Visor. A seguir ative, caso não esteja, o brilho adaptativo ou então escureça o ecrã.

Android bateria gastar depressa

Outra das dicas é reduzir a duração de luz de fundo. Por defeito está nos 30 segundos. Alterar para 15 é boa ideia.

Aplicações em segundo plano

As aplicações em segundo plano funcionam mesmo quando não as estamos utilizar. São exemplo disso, aplicações antivírus, VPN, saúde e calendário. Dito isto, estas apps verificam ou controlam certos aspetos do nosso smartphone e drenam significativamente a bateria.

A melhor forma é suspender o que não precisa

Em primeiro lugar vá às definições e na pesquisa escreva bateria. Carregue na primeira opção. Depois no novo ecrã escolha Limites de Utilização em Segundo Plano.

Android bateria gastar depressa

Agora e quando estiver na janela que tem as várias categorias escolha aquela onde vai adicionar a aplicação.

Agora e quando estiver na categoria respetiva terá um botão mais no canto superior direito. É aí que vai adicionar a aplicação. É só usá-lo, escolher a aplicação e já está.

Android bateria gastar depressa

Lembre-se que colocar as apps para dormir é diferente de parar as aplicações. Quando se força a paragem ela normalmente reinicia-se imediatamente a seguir. Isto coloca mais carga de trabalho no seu dispositivo. No entanto, quando coloca uma aplicação para dormir (ou em sono profundo), está basicamente a ordenar-lhe que pare de ter impacto na vida útil da bateria.

Desativar aplicações que seguem a nossa localização

Há um grande número de aplicações que podem acompanhar a nossa localização. O Google Maps é uma delas. Se a tivermos sempre ativas o impacto na bateria pode ser significativo.

Dark Mode no Maps, Android bateria gastar depressa

A maneira mais fácil de desativar este acompanhamento é desligar completamente a localização do smartphone. No entanto, se pretender que determinadas aplicações continuem a fazê-lo pode defini-lo individualmente através da secção permissões.

Alterar a taxa de atualização

Ter um ecrã de 90Hz, 120Hz, 144Hz ou 165Hz, é também algo que retira muito sumo à bateria dos nossos aparelhos. Desta forma, se por acaso sabe que vai estar longe do seu carregador durante muitas horas, é sempre boa ideia limitar o ‘refresh rate’ aos 60Hz. Para isto, vá às definições de ecrã e escolha a opção correta.

E pronto são todas estas razões que levam o seu smartphone Android a gastar a bateria mais depressa.

Mexer no Assistente Google (caso não necessite dele)

Praticamente todos os smartphones vêm com a aplicação Google instalada. É ela que nos dá acesso a várias funções como as últimas notícias e até um acesso rápido ao assistente. No entanto, ela tem uma função que pode fazer o smartphone gastar mais bateria.

Em primeiro lugar abra a aplicação Google do seu smartphone. Depois clique na fotografia do seu perfil no canto superior direito. A seguir carregue na opção definições.

android bateria durar

A seguir escolha a opção Assistente Google. É aqui que vamos ter de desativar uma opção.

Android wallpaper para poupar bateria

A seguir carregue em Ok Google e Voice Match.

android bateria durar

Agora verifique se tem a opção OK Google desativada. Caso não esteja e se não utiliza desative. É que quando a tempos ativada o microfone do smartphone está sempre ativo à espera de um comando. Escusado será dizer que este processo ocupa recursos e faz com que a bateria dure menos.

Duração da luz de fundo

É curioso mas muita da bateria do smartphone perde-se quando não o estamos a utilizar. Assim se diminuirmos a duração da luz de fundo podemos poupar muita bateria. Estar nos 15 segundos é o ideal. Mas se preferir pode colocar nos 30 segundos.

Android wallpaper para poupar bateria

Com estes sete truques a bateria do seu smartphone Android vai mesmo durar mais.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.