Inicio Android Android continua muito aquém do iOS num aspeto... Atualizações!

Android continua muito aquém do iOS num aspeto… Atualizações!

A rivalidade entre o sistema operativo Android da Google e o Sistema operativo iOS da Apple já tem muitos anos! No entanto, ambos os lados têm de concordar numa coisa…

O sistema de atualizações do Android é uma vergonha ao lado do sistema implementado pela Apple no seu iOS!

Android

Enquanto que um iPhone recebe a atualização no dia em que esta sai, um dispositivo Android precisa de esperar meses! Por vezes mais que um ano para receber uma grande atualização de software! Em paralelo, é bastante comum um iPhone ter suporte durante 5 ou mais anos, enquanto que normalmente um Android costuma ter 2 grandes atualizações e acabou.

Por exemplo, se comprar uma Galaxy S9 hoje, provavelmente nem vai ter o Patch de segurança mais recente disponível! E se por acaso comprou um Galaxy S7 há dois anos, só teve acesso à versão Oreo (8.0) há coisa de 1 ou 2 meses… Que nem é a versão mais recente do Sistema Operativo!

Em suma, as atualizações do Android da Google são influenciadas por um grande número de factores! O primeiro e o mais significativo é que o seu fabricante e operador (se não for livre) controlam todo o processo… Além disso, o modelo do seu aparelho, e o local onde habita também pode ter algum peso no tempo de espera.

A verdade é que o sistema de atualização do Android é tão mau, que a Google se viu obrigada a lançar um sistema de Atualizações de Segurança!

Android

Um sistema menos dependente dos operadores e fabricantes, que permite à Google de alguma forma manter os seus aparelhos seguros. No entanto, mesmo aqui, existem falhas no sistema, com uma grande dificuldade nos lançamentos das atualizações.

A Google sabe disto, e por isso tentou criar algo chamado ‘Project Treble’, de maneira acelerar as atualizações no Android!

Android

Em suma, este projeto separa o ‘core’ do Sistema Operativo Android, das camadas personalizadas dos fabricantes! Tais como o TouchWiz da Samsung, ou o EMUI da Huawei. Desta maneira, as atualizações poderiam ser aplicadas sem a necessidade de atualizar as ditas camadas dos fabricantes.

Dito isto, a ideia parece fabulosa no papel! Mas ainda não teve qualquer impacto no mercado…

Até agora, apenas uma mão cheia de aparelhos suporta o ‘Treble’… E o Sistema Operativo está instalado em apenas 12% da totalidades de aparelhos Android em todo o mundo! Isto apesar de já ter sido lançado há um ano!


Leia também

  • Android vs iOS – Qual é o melhor sistema operativo? – Clique aqui

  Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

AMD Radeon RX 6900 XT: a derradeira arma contra a Nvidia!

A AMD Radeon RX 6900 XT foi oficialmente anunciada. Na prática representa a maior arma da AMD contra a rival Nvidia e uma bela...

Galaxy Watch Active 2 recebe mais uma prenda do Galaxy Watch 3

A Samsung lançou um novo update para o Galaxy Watch Active 2 e o aspeto interessante é que chega com mais uma funcionalidade do...

O iPhone 12 tem carregamento inverso… Mas é só para a Apple!

Ao que tudo indica, os novos iPhone 12 têm mesmo a capacidade de carregar outros aparelhos sem fios. Informações que chegam agora à Internet...

GMC Hummer EV chega com 1000 cavalos elétricos de potência!

A Hummer é sem sombra de dúvida uma das fabricantes mais conhecidas por criar imponentes veículos capazes de enfrentar todo o tipo de terrenos....

Os consumidores voltaram a confiar na Nokia! E agora?

A Nokia não é obviamente a mesma marca que dominou os anos 90 e o início dos anos 2000. Afinal de contas, agora percente...