Android: o USB-C é mesmo mais rápido que o micro-USB?


Por em

Sempre que surge uma nova tecnologia são muitos os utilizadores que as querem adotar rapidamente. Lembro-me de vários exemplos ao longo do tempo. No entanto, um dos mais recentes foi a adopção das portas USB-C. De facto, assim que começaram a ser adoptadas por muitos fabricantes, as pessoas começaram a olhar para os smartphones que ainda vinham com portas micro-USB como antigos e desatualizados.

Android: o USB-C é mesmo mais rápido que o micro-USB?

Considerando que as portas USB-C são muito mais recentes que as Micro-USB é legítimo pensarmos que são muito mais rápidas que as outras. No entanto, este não é necessariamente o caso. Existem muitos equipamentos que apesar de terem portas USB-C, ainda utilizam o protocolo USB 2.0 ao invés do USB 3.0. Isto pode representar um engano para muitos utilizadores. Ou seja, as pessoas acham que estão a comprar um equipamento mais moderno que até tem uma porta USB-C, mas na realidade não estão a ganhar mais velocidade.

o USB-C

A diferença entre o USB 2.0 e o USB 3.0 é assombrosa. O primeiro, ou seja, o standard mais antigo consegue disponibilizar uma velocidade máxima de transferência de 480 Mbps. Já o USB 3.0 consegue atingir os 5000 Mbps, ou se preferir, os 5 Gbps.

Por exemplo, a gama OnePlus 7 faz parte do primeiro conjunto de smartphones que oferecem elevadas velocidades de transferência baseadas no standard USB 3.1. Todos os anteriores utilizam 2.0. Por exemplo, o ASUS Zenfone 6, um equipamento lançado no ano passado, tem uma porta USB-C mas baseada no standard 2.0. Ou seja, não temos velocidades mais rápidas.

Dito isto, se costuma fazer capturas de vídeo e de fotografia com o smartphone e as passa para o computador, então é importante ter a melhor velocidade possível. Assim quando comprar um novo smartphone não olhe apenas para o tipo de porta que tem. Investigue as especificações e veja o protocolo que utiliza. É que isso é que fará, sem dúvida, toda a diferença.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.