Android: ATENÇÃO veja se o seu smartphone tem estes sintomas!

As ameaças para Android têm uma grande característica. Na maioria dos casos conseguem passar despercebidas. O pior de tudo é que normalmente as aplicações que nos permitem livrar de problemas são as que criam mais. Assim é preciso estarmos muito atento, especialmente a comportamentos estranhos que possam surgir no smartphone. Uma ameaça escondida pode roubar todas as nossas informações e até dinheiro! Por exemplo, há apps que permitem bloquear publicidade e que na realidade até mostram mais. Esta é apenas uma das questões. Vamos explicar-lhe tudo o que estas ameaças fazem e mais importante do que isso, como pode descobrir se o seu smartphone Android está em perigo!

Android: ATENÇÃO veja se o seu smartphone tem estes sintomas!

As ameaças estão presentes em milhares de smartphones e o problema é que as pessoas nem se apercebem que elas lá estão. No entanto, vão surgindo pequenos sinais. Isto enquanto os seus dados são completamente roubados! Por exemplo, a empresa Malwarebytes descobriu mais de 200 mil instâncias de malware nos smartphones das vítimas! Isto só em Maio. Em Junho a história repetiu-se.

Android smartphone perigo

As duas formas de ataque que colocam o smartphone Android em perigo!

Existem essencialmente duas formas de ataque que as ameaças utilizam.

Na primeira tentam levar as pessoas a darem-lhes permissões para acederem a conteúdos sensíveis. Instala uma app e esta pede este mundo e o outro. A maioria das pessoas não liga a isso e diz que sim.

Na segunda exploram-se as vulnerabilidades nos smartphones. Através delas é possível ter acesso a informações sensíveis e ainda a privilégios de administração. Ou seja, neste caso já não é necessário que as pessoas aprovem o que quer que seja. Entram e pronto.

Android smartphone perigo

Os sinais de alerta

É necessário que as pessoas estejam muito atentas a estes sinais. Isto pode fazer a diferença entre um roubo de dados e de dinheiro enorme e uma enorme paz de espírito. É a isto que tem de estar atento.

Publicidade a aparecer constantemente, seja qual for a aplicação que está a usar

De facto, este é um enorme sinal de alerta. A publicidade surge e ocupa normalmente o ecrã inteiro ou a parte inferior em qualquer app. Quer esteja no Facebook, no Instagram, na app do banco ou a navegar na Internet.

Android smartphone perigo

Instala uma aplicação e o ícone desaparece imediatamente

Estas aplicações têm algo diferente das outras e por isso muitas pessoas pensam que nem sequer as instalaram. É que quando estão a ser instaladas, surge um aviso a dizer que ocorreu um problema na instalação. Depois o ícone desaparece. Assim a pessoa pensa que ela não está no smartphone, mas na realidade está. Algumas destas ameaças não  roubam dados do utilizador. No entanto, dão cabo da utilização do smartphone. Somos bombardeados com publicidade que depois nos redireciona para portais suspeitos e esses sim, até podem tentar apoderar-se dos nossos dados.

A bateria está a gastar-se muito depressa!

Este é um dos grandes sinais de que algo não está bem. Se até aqui tudo funcionava sem problemas e a bateria durava muito e de repente deixou de funcionar é sinal que alguma coisa mudou. Aplicações a correrem de forma secreta no smartphone ocupam recursos. Como tal, estes recursos fazem com que a bateria se gaste mais depressa. Em alguns casos muito mais depressa.

Android smartphone perigo

Encontra apps que não reconhece no smartphone

Com tantas apps que se vai instalando é normal que surja algo no smartphone que não reconhecemos de tempos a tempos. Mas uma coisa é uma aplicação aqui e ali. Outra questão é quando estão sempre a surgir novas apps e sobretudo estranhas. Se costuma ver apps desconhecidas no seu smartphone, não seja meigo e apague já.

Tem ficheiros bloqueados

O ransomware bloqueia ficheiros nos smartphones Android. No caso de estar infetado é provável que possa tentar aceder a algo e não consiga. No entanto, mais tarde ou mais cedo vai saber. Isto porque será pedido um resgate.

O que pode acontecer num smartphone Android infetado e que o coloca em perigo

Para além de mostrar publicidade de forma constante, o malware pode aceder a informações privadas. O que estas ameaças mais procuram e roubam são as suas credenciais de acesso ao banco, informação do dispositivo, número de telefone, lista de contactos.

Escusado será dizer que isto pode ser utilizado para vários fins. 

Desde acederem ao banco em seu nome, ao venderem as suas informações num mercado paralelo. Aliás muitas vezes recebemos chamadas do estrangeiro a quererem impingir.nos coisas exatamente por causa disso.

Agora vamos ajudá-lo a ver-se livre destes problemas, de acordo com aquilo que o está a afetar.

Bloquear chamadas estranhas

Entre as pagas, gratuitas, confiáveis e menos confiáveis, descobri uma que pode não ter a interface mais bonita do mundo. Mas é realmente boa e sobretudo funciona para não estar sempre a receber chamadas!

A App chama-se Devo Atender e está disponível gratuitamente na Google Play Store no meio de tantas outras. No meu ver destaca-se sobretudo pelas suas funcionalidades e facilidade de utilização.

Depois de descarregarmos e instalarmos teremos de fazer algumas coisas no processo de configuração, mas o programa dá uma ajuda. Assim, é necessário, por exemplo, definirmos esta app como aquela que trata da gestão das chamadas. Isto é essencial para que elas possam ser filtradas.

Da mesma forma tem também de ter acesso às notificações e afins. Mas como referi, o programa ajuda-nos a chegar às opções certas que se encontram nas definições.

Android smartphone perigo

Depois de termos tudo configurado podemos começar desde logo a utilizar a aplicação. Ela verifica todas as chamadas que entram e até as que são feitas. Sempre que recebemos um telefonema ele avisa se é um número de confiança, neutro (em que não ainda não há classificação), ou spam. Até dentro do SPAM há várias categorias.

Android smartphone perigo

Tudo gira à volta de uma comunidade, é quase do estilo do Waze.

E são as pessoas que se ajudam umas às outras a identificar o que está errado. Se recebermos um telefonema de spam que ainda não foi identificado podemos avaliar e indicar do que se trata. Classificamos como Positivo, Neutro e Negativo. Depois dessa indicação dizemos se é Operador de Telemarketing, Call Center, ou outras. Posteriormente esta avaliação é submetida a um servidor central que vai analisar e reproduzir por todos os smartphones que estão a utilizar esta App.

Acabar com as ameaças que deixam o seu smartphone Android em perigo

A coisa mais importante é certificar-se que tem o sistema operativo atualizado bem como todas as aplicações que estão instaladas. Para verificar a existência de atualizações no smartphone basta recorrer ao menu definições e depois a sobre o telefone. Aí tem a possibilidade de verificar a existência de atualizações e atualizar. Já as apps atualiza facilmente através da Google Play Store.

Android smartphone perigo

Entretanto se tem isto tudo atualizado e ainda tem comportamento estranhos no smartphone é boa ideia instalar uma aplicação antivírus. Assim experimente o Malwarebytes, Norton, Lookout ou Bitdefender.

Entretanto deste modo vai enviar que o seu smartphone Android fique em perigo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também