Android: problema muito grave atinge a loja da Samsung!

Costuma-se dizer que no melhor pano cai a nódoa e foi exatamente isso que aconteceu com a Samsung. É que aparentemente a loja Samsung onde estão várias aplicações Android pode estar a infetar os utilizadores. Isto é algo realmente muito grave como descobriu o site Android Police.

Android: problema muito grave atinge a loja da Samsung!

O problema começa logo em diversos clones da app de streaming Showbox que estão alojados na loja da Samsung. Ainda por cima são mesmo perigosos! A empresa de segurança linuxct refere que por si as apps até podem não ser perigosas. O problema é que são verdadeiras bombas relógio. Isto porque estão armadas com tecnologia que permite descarregar e executar as mais variadas ameaças.

Android loja samsung

Esta situação começou quando Max Weinbach descobriu que pelo menos cinco clones de uma app bem conhecida estavam infetados. Isto porque o sistema de proteção da Google, Play Protect, avisou para isto mesmo. Entretanto o site Android Police iniciou de imediato uma investigação.

Entretanto uma análise feita pelo serviço de análise Virustotal mostrou que algo se passa. Algumas das apps, por exemplo, pedem permissões excessivas, incluindo o acesso ao registo de chamadas.

Uma vez que a Galaxy Store não mostra o número de instalações não se sabe, ao certo, quantas pessoas podem estar em perigo. No entanto e considerando que há centenas de análises o número de afetados pode ser grande.

A Samsung ainda não comentou esta questão. No entanto e como mais vale a pena prevenir do que remediar talvez seja boa ideia que os utilizadores passem a utilizar a Google Play Store.

De facto esta é uma informação que chega na pior altura possível. A Samsung quer levar pessoas para a sua loja de aplicações e estas descobertas deitam muito desse esforço por terra. Vamos agora esperar por mais informações da Samsung sobre este tema.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.