Inicio Android Android Pie: 11 anos depois o que ainda utilizamos da versão 1.0

Android Pie: 11 anos depois o que ainda utilizamos da versão 1.0

O Android Pie é a mais recente versão do sistema operativo da Google. Tendo sido lançada há alguns meses, já está presente em diversos dispositivos, embora ainda não tantos como muitos utilizadores gostariam.

As novas funcionalidades, mais desempenho e alterações à interface, são normalmente os aspetos principais em cada mudança de versão.

No entanto, quase 11 anos depois do lançamento da primeira versão, há coisas que ainda usamos. Sabe quais?

1.0

O mercado de aplicações Android Market (agora conhecido por Play Store)

O que seria de um dispositivo Android sem uma loja de aplicações? Claro, muitas aplicações essenciais vinham pré-instaladas no Android 1.0, mas faltava muita coisa. Por exemplo, se quisesse reproduzir ficheiros de vídeo no seu smartphone Android, necessitava apenas de descarregar uma aplicação de terceiros, pois esta função ainda não estava incluída nativamente no Android.

1.0
Fonte: XDA-Developers

O Android Market era o sítio ideal para todas as aplicações Android no HTC Dream. No entanto, não julguem que iam encontrar muita abundância. Quando o Android Market foi lançado, ele tinha apenas 13 aplicações disponíveis (todas gratuitas).

Em 2008 existiam apenas 200 aplicações na loja da Google

Quando a Google abriu o Android Market para identificar programadores que quizessem desenvolver aplicações por conta própria, esse número aumentou significativamente. Mas ainda assim, no final de 2008, existiam apenas 200 aplicações no Android Market.

1.0

Em 2012, a Google fundiu o Android Market com outras ofertas: o Google Music e o Google eBookstore. O esforço combinado foi denominado Google Play, acabando de vez com o nome Android Market.

Sincronização

No passado, os contactos eram apenas armazenados no cartão SIM (ou quanto muito no telemóvel). Quando comprava um novo telefone, passava para lá o cartão SIM e carregava os seus contactos.

Claro que ainda hoje o podemos fazer, mas na maioria das vezes armazenamentos esses contactos na cloud.

No Android 1.0, as aplicações de sincronização já existiam. Já havia o contactos da Google, o Gmail e o Google Agenda. Se adicionasse, por exemplo, um evento no seu telemóvel, ele passava a estar sincronizado com a agenda do Google.

1.0

Além disso podia sincronizar os seus dados com aplicações de terceiros, como o Microsoft Outlook, tornando as capacidades de sincronização do Android ainda mais poderosas.

A sincronização pode parecer uma coisa pequena, mas é a base das aplicações modernas para smartphone. Já viu o que era termos apenas as coisas gravadas no nosso cartão SIM?

Organização de aplicações

Uma das diferenças entre o Android e os seus rivais, sempre foi a organização das aplicações. No iOS tudo o que era instalado ficava logo disponível no ecrã principal. No Android existia e existe a gaveta de aplicações.

1.0

Na gaveta de aplicações, as mesmas eram organizadas por ordem alfabética e ainda de algum modo continuam a ser, embora alguns fabricantes alterem este modo de funcionamento. A Huawei, por exemplo, coloca tudo no ecrã principal à semelhança do iPhone, embora as versões mais recentes da interface EMUI já permitam ao utilizador escolher.

Mensagens

Quando o Android 1.0 chegou, os utilizadores já estavam familiarizados com SMS e MMS. Com isto em mente, seria absolutamente negativo para o Android 1.0 não suportar essas duas funcionalidades de imediato, certo?

Se isto era verdade para o Android, não era para o iPhone e mais concretamente no campo das MMS. Isto porque o iPhone original não era compatível com esta tecnologia e só o foi em 2009 com o lançamento do iPhone 3GS e do iOS 3.0.

1.0

O Android teve suporte para as MMS desde o início, o que colocou uma pressão considerável na Apple para que esta funcionalidade fosse lançada rapidamente.

Ironicamente, agora que as tecnologias de SMS e MMS são na sua essência obsoletas, a Google quer  introduzir um protocolo de mensagens universal para competir de uma forma mais eficaz com o iMessage da Apple que é claramente superior. Mas em 2008, com o Android 1.0, a Google estava à frente.

Notificações

É verdade que qualquer sistema operativo tem notificações. Ainda assim, apenas o Android tinha duas ferramentas que tornavam o Android no melhor SO possível. A barra de notificações e a barra de estado que trabalhavam em conjunto. A barra de estado parecia pequena mas quando era arrastada para baixo mostrava todas as notificações. Ainda hoje continua a ser algo utilizado em todas as versões do Android. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Chrome recebe uma grande novidade que os Samsung já têm!

Volta e meia temos de recorrer aos screenshots, ou se preferir, às capturas de ecrã. Tanto por querermos mostrar algo a um amigo ou...

Mega-campanha de troca até 500 Euros para o Galaxy S20 FE!

A Samsung lançou uma campanha promocional junto dos principais revendedores nacionais, que permite a troca do seu smartphone antigo e poupar até 500€ na...

Netflix acaba de aumentar os preços! Portugal será afetado?

A Netflix anunciou um aumento dos preços em dois planos nos Estados Unidos. Esta novidade foi anunciada hoje e afeta sobretudo os subscritores dos...

Google Play Store: tem alguma destas 30 aplicações! Apague já!

As ameaças por vezes conseguem entrar na Play Store. No entanto, por muito rápida que a Google seja a removê-las elas são descarregadas para...

Play Store prepara-se para receber uma grande novidade

A Play Store é uma das aplicações mais importantes que temos num smartphone. Dito isto não é de estranhar que esteja constantemente a receber...