Android Oreo: 3 sistemas essenciais de proteção

A Google lançou novos recursos de segurança no Android 8.0 Oreo desenvolvidos para impedir o acesso não autorizado ao seu dispositivo. Agora, eis que o gigante dos motores de busca e não só, revelou ao mundo tudo o que estes recursos de segurança realmente fazem para proteger os utilizadores e a forma como são implementados.

Lá se vai o root e os downgrades

O primeiro a merecer especial destaque é uma funcionalidade que tem a capacidade de evitar downgrades para versões anteriores do sistema operativo Android. O principal objetivo desta medida é proteger os utilizadores de vulnerabilidades que estavam presentes nas versões anteriores. Apesar de em teoria isto ser muito interessante, certamente que não vai agradar aos utilizadores que gostam de fazer root ao seu equipamento e proceder a modificações.

Proteção adicional em caso de roubo

Em segundo lugar, a Google lançou o HAL, ou dito de outra forma “OEM Hardware Abstraction Layer”. Na prática consegue dizer ao bootloader se o dispositivo pode ser desbloqueado ou não para impedir que os criminosos roubem os equipamentos e posteriormente limpem todos os conteúdos. Esta funcionalidade já está em uso nos smartphones Google Pixel. Mais especificamente, os Pixel 2 e Pixel 2 XL têm um novo módulo de segurança que limita as tentativas de desbloqueio e não permite que os atacantes descubram a vossa palavra-passe, sem terem a chave de encriptação.

Caixa de proteção para as aplicações

Importa ainda destacar as aplicações instantâneas que são executadas numa “caixa de proteção” que impede o acesso ou a transmissão de informações, como as aplicações que têm instaladas no vosso dispositivo.

Segundo a Google, estas funcionalidades trabalham todas em conjunto para evitar os acessos não autorizados aos equipamentos e para evitar que os ladrões “limpem” um smartphone roubado.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também