Inicio Especiais Android O developer preview 2: Tudo o que precisam de saber

Android O developer preview 2: Tudo o que precisam de saber

A Google aproveitou a conferência global Google I/O para disponibilizar aos programadores a segunda build do Android O. Como sabemos que gostam de estar bem informados acerca das principais novidades de cada sistema operativo, preparámos uma pequena apresentação que revela o que poderão encontrar na segunda build do Android O developer preview.

Prováveis datas de lançamento

Como sabem o Android O vai acabar por se transformar no Android 8.0. A propósito disto, a Google já divulgou uma cronologia onde estão indicadas as eventuais datas de lançamento para cada versão, até chegarmos à versão final. Na prática, a versão pública do Android 8.0 estará disponível para os dispositivos Pixel, Nexus e Android One no terceiro trimestre e mais concretamente no final de agosto ou no início de setembro.

Android O

O que há de novo na developer preview 2 do Android O?

Maior fluidez

Experiências Fluídas é a forma da Google ajudar os utilizadores a serem mais produtivos. O Android O tem uma nova framework que acelera por hardware as funcionalidades neurais de rede, o que ajuda a manter alguns dos componentes de AI no dispositivo. Na prática isto evita a necessidade de se encontrar um servidor on-line para lidar com determinadas funções, como por exemplo, as acções em caixas de seleção de texto.

Picture-in-Picture

Esta é uma expressão e uma ferramenta familiar em muitas televisões, na aplicação do YouTube no Android e, claro, no iOS. A Google adicionou um modo Picture-in-Picture ao Android O. Com um vídeo do YouTube a ser reproduzido, toquem no botão Home e o vídeo passará a ser exibido numa pequena janela que pode permanecer no ecrã enquanto navegam por outras aplicações. Podem ainda definir novos posicionamentos da janela e arrastarem-na para fora do ecrã quando quiserem terminar a reprodução.

Pontos de notificação

Muitos utilizadores já estão habituados ao símbolo de notificação por cima das aplicações, uma vez que esta funcionalidade está presente em diversos launchers para Android. No Android O vai surgir um pequeno ponto por cima dos ícones das aplicações com notificações ativas que dará acesso a acções que são possíveis executar.

Android O

Seleção inteligente de texto

Com o Android O, as funções de seleção de texto vão muito além do simples copiar e colar.

[WPGP gif_id=”46750″ width=”600″]

Na realidade é agora possível utilizar o Google AI para agir com as palavras de forma inteligente. Por exemplo, se selecionar um número de telefone, basta tocar no mesmo para fazer a marcação. Se selecionar um endereço, um único toque irá iniciar a navegação. Um aspeto interessante é que podem selecionar frases ou endereços completos ou invés de uma só palavra.

Preenchimento automático

O preenchimento automático vai estar disponível para as aplicações mais utilizadas no Android O. É certo que esta funcionalidade tem de ser implementada de forma encriptada nas aplicações que a forem utilizar. Porém e a partir daí, o Android O vai passar a lembrar-se dos vossos nomes de utilizador e palavras-passe para acederem rapidamente a aplicações que deles necessitam.

Android O

Vitals

Vitals é o nome de código com que a Google batizou o conjunto formado pelas ferramentas de segurança, otimizações do sistema operativo e ferramentas que os programadores podem utilizar para tirarem ainda mais partido do equipamento. No Google I/O 2017  foi anunciado, por exemplo, o Google Play Protect que consiste numa espécie de antivírus para aplicações Android. Importa salientar que até agora já foram analisadas 50 mil milhões de aplicações.

Android O

Em paralelo o Android O vai aplicar limites aos serviços que estão a decorrer em segundo plano, evitando que as aplicações fiquem ativas por demasiado tempo. O objetivo principal é aumentar significativamente a autonomia da bateria.

Destinada a programadores, a Play Console Dashboard é uma nova ferramenta de desenvolvimento que revela pormenores acerca do funcionamento das aplicações nos dispositivos. Isto vai ajudar a reduzir o consumo de energia e recursos por parte das aplicações e melhorar o desempenho em diversos dispositivos.

Podem encontrar mais informações acerca das funcionalidades esperadas no Android O, neste artigo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 COMENTÁRIO

Leia também

Your Phone do Windows vai ficar muito mais poderoso!

Com o Windows 10 Build 20221, a aplicação Your Phone da Microsoft vai ter direito a uma novidade. Chama-se “fixação de notificações”. Para quem...

Microsoft Edge vai mesmo rebentar com o Google Chrome!

O novo Microsoft Edge está lentamente a chegar a todos os dispositivos através do Windows Update e também vem pré-instalado no update de Outubro...

Oppo Reno4 Lite: certificação revela especificações principais

A Oppo está a trabalhar arduamente na familia de smartphones Reno. Dito isto, já apresentou o Oppo Reno4 e o Reno4 Pro na China...

TicWatch Pro 3: justifica-se um preço de 299 Euros?

A Qualcomm revelou dois novos chipsets para wearables em junho. Falo do Snapdragon Wear 4100 e 4100+. Os novos chips são uma atualização significativa...

Nokia 7.3: novas imagens revelam todos os pormenores!

Antes do evento Nokia Mobile há alguns dias, houve relatos de que o Nokia 7.3 seria lançado em 22 de setembro. No entanto, este...