O modo nocturno pode ser configurado para não ter a coloração laranja desagradável.

Como os leitores da Leak saberão, estamos a utilizar o LG Nexus 5X para explorar mais a fundo o futuro Android N que vai na segunda antevisão. A Google está sem dúvida a aprender com as marcas com que colabora e mesmo com a concorrência, para incluir funcionalidades que opções como a Cyanogen já incluíam.

Desta vez vamos falar do Sintonizador de Interface, que pode ser acrescentado ao separador de definições de modo muito simples.

Primeiro devemos ter o modo de programador activo, depois só temos de ir à gaveta de notificações, puxá-la para baixo e pressionar na roda dentada até ela começar a rodar. Uma vez solta, o Sintonizador de Interface está disponível.

O modo nocturno pode ser configurado para não ter a coloração laranja desagradável.
O modo nocturno pode ser configurado para não ter a coloração laranja desagradável.

Segredo 1: acesso por swipe ao modo de janelas duplas

O primeiro ponto de interesse é no separador “outros”. Aí podemos activar um gesto de deslize para cima a partir do botão de vista geral (quadrado) que faz o smartphone entrar automaticamente em modo de janelas duplas. A alternativa é tocar longamente para activar a funcionalidade, e não é, obviamente a mais prática. O toque de deslize melhora grandemente a acessibilidade a esta funcionalidade que será dos grandes pontos do Android N.

Segredo 2: modo nocturno

O modo nocturno já está presente em diversos dispositivos, mas chega agora ao Android N.

Quando activado, coloca o ecrã em baixa luminosidade, e acrescenta-lhe uma tintura mais alaranjada. O comprimento de onda azul é por demais conhecido por alterar os nossos ritmos de sono e manter-nos despertos na cama, por isso os modos nocturnos optam por esta opção mais suave para os olhos, que não ofusca, e que não deixa de ser como a luz vermelha num submarino.

Mas para a maioria dos utilizadores, esta coloração vermelha não é agradável de todo, então o Android N permite-nos ajustar a coloração do ecrã para algo semelhante ao modo normal. E por falar nisso…

Segredo 3: calibração de ecrã

O Android N esconde no Sintonizador de Interface a opção para calibrarmos o equilíbrio RGB do nosso ecrã. Se preferimos o ecrã mais azulado ou avermelhado, é fácil ajustar.

As más notícias são que o ajuste é extremamente básico. A janela possui apenas as três barras RGB e não faz neste momento a previsão do resultado final, deixando-nos algo à nora quanto ao que queremos fazer exactamente. Esperamos que a Google resolva esta questão rapidamente, já que a maioria das marcas tem a opção bem melhor implementada.

A bateria pode ser configurada para mostrar a percentagem sempre, ou só ligada à corrente.
A bateria pode ser configurada para mostrar a percentagem sempre, ou só ligada à corrente.

Segredo 4: bateria mais informativa

Entre as várias opções da barra de estado no Sintonizador de Interface, temos a possibilidade de alterar o modo como a bateria se apresenta. Por defeito, a percentagem apenas é mostrada com o dispositivo ligado à corrente, mas podemos alterar a opção para nos mostrar a percentagem em qualquer momento.

Segredo 5: modo não incomodar no controlo de volume

Ainda no Sintonizador de Interface, podemos interligar o modo “não incomodar” e os botões de volume. A partir daí, sempre que o volume for alterado, podemos ligar as configurações do modo “não incomodar” e silenciar o smartphone para tudo, menos as chamadas ou notificações prioritárias. Desde modo, torna-se muito mais fácil chegar ao modo, inclusivamente mais fácil se torna perceber sequer que temos a hipótese de o activar nos momentos que assim o exigem.

E estas são cinco dicas para extrair do novo Sintonizador de Interface do Android N. Durante os próximos dias continuaremos a explorar mais algumas funcionalidades extras do Android N, com a colaboração do LG Nexus 5X.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.