Existem várias formas de conseguirmos mais rapidez no nosso smartphone Android e até pode fazer com que deixemos de pensar em trocá-lo. De facto, é algo que faz a bateria durar mais e o smartphone acelera. Isto especialmente em modelos mais antigos, mas também com diferenças significativas nos mais recentes?
Android: isto dá mais rapidez antes de trocar de smartphone!
A alteração de que vamos falar implicar mexer-se no menu de programador e como tal é sempre preciso ter algum cuidado. Seja como for, se alguma coisa não correr tão bem pode logo voltar à opção anterior na hora. Assim está livre de riscos.
Antes de falar dos passos que tem de dar vou explicar resumidamente o que vamos fazer. Normalmente o que causa problemas na bateria do smartphone e leva a que ele fica mais lento é tudo o que corre em segundo plano. Assim se limitar tudo aquilo que pode correr em segundo plano vai estar a garantir um smartphone mais rápido.
É boa ideia limitar os processos?
De uma forma geral sim. No entanto ao contrário do que alguns especialistas referem nem sempre é boa ideia impedir que todos os processos funcionem. Isso pode dar origem a problemas. Nada de grava, mas pode falhar uma ou outra notificação, embora isto nem sempre se verifique. Assim deixamos pelo menos a possibilidade de se correr um ou dois.
Como limitar os processos em segundo plano
A primeira coisa que tem de fazer é aceder a um modo de programador que normalmente está escondido. É um menu especial, como o nome indica, para programadores onde se podem ajustar vários aspetos escondidos do smartphone Android.
A primeira coisa que temos de fazer é ir ao menu de definições. A seguir temos de carregar onde diz acerca do telefone.
Depois, na nova janela, carregue onde diz informações do software.
Por fim é só carregarmos algumas vezes no número da compilação. Ao fim de algumas delas vamos receber a informação que o modo de programador está ativado.
E pronto deste modo temos acesso a muitas opções que estão normalmente escondidas no smartphone Samsung Galaxy.
Agora procure pela opção que diz limite do processo em segundo plano.
Neste momento a próxima opção depende de várias coisas e até do que utiliza no seu smartphone. Uma opção segura é no máximo 2 processos. No entanto pode arriscar optar por um processo e ver como as coisas correm.
Como é que isto acelera o smartphone?
A definição desta opção força o Android a parar cada processo assim que este estiver vazio (ou seja, quando não forem iniciados quaisquer serviços e não existirem atividades no ecrã para essa aplicação).
Para ser claro: esta opção não impede que as aplicações que normalmente seriam executadas em segundo plano o façam. O seu cliente de e-mail continuará a ser executado periodicamente para verificar o e-mail, se estiver configurado para o fazer. As aplicações que utilizam o Google Cloud Messaging para receber mensagens push de servidores da Internet (como o Gmail e o Facebook) continuarão a poder fazê-lo. É mais para aquilo que ficaria em cache.
Mas atenção porque da próxima vez que cada aplicação se iniciar, o Android tem de carregar a aplicação a partir do armazenamento, a partir do zero. Assim leva mais tempo em algumas ocasiões. Mas depois pode compensar.
O que garante mais rapidez ao smartphone Android é sem dúvida bem vindo!