Android: como utilizar um gestor de palavras-passe

O Android tem uma grande funcionalidade que permite aos gestores de passwords preencherem diretamente os nossos dados de login em apps e serviços que estão presentes no dispositivo Android. Claro que isto melhora consideravelmente a experiência de utilização destas aplicações. É que são necessários poucos passos para os utilizarmos.  Ou seja, já não é preciso andarmos a saltar entre as aplicações para introduzirmos os nossos dados onde eles forem necessários. Dito isto, vamos explicar-lhe como utilizar um gestor de passwords ou palavras-passe no Android para preencher automaticamente os dados de login em apps e websites.

Android: como utilizar um gestor de palavras-passe

Logo à partida uma das grandes vantagens dos gestores de passwords é que até nos permitem gerar novas palavras-passe. Ou seja, não se limitam a guardá-las.

Entretanto todos os dados armazenados num gestor de passwords são encriptados através de uma palavra-passe principal. Esta palavra-passe principal funciona como uma chave para desbloquear os dados encriptados. Tenha em conta que a maioria dos gestores de passwords não oferece uma opção para redefinir esta password principal, por isso, caso se esqueça dela, pode acabar por ficar fora da sua conta. No entanto, lembrar-se de apenas uma palavra-passe é muito mais fácil do que memorizar centenas de passwords para todas as aplicações e serviços que utiliza.

Android gestor de palavras-passe

Para além disso pode utilizar um gestor de passwords para mais do que apenas armazenar as suas credenciais de login. Assim pode guardar as suas notas importantes, ficheiros, dados da conta bancária e muito mais. Outros também oferecem uma opção para gerar códigos de autenticação de dois fatores.

Sempre que abrimos um gestor de passwords, primeiro temos de verificar a nossa identidade introduzindo a palavra-passe principal ou através da autenticação biométrica. Dependendo da forma como pretendemos proteger a nossa conta, existe também a opção de utilizar chaves de segurança de autenticação de dois fatores baseadas em hardware para uma segurança adicional. No entanto, os comuns dos mortais não irá recorrer a isto.

Android gestor de palavras-passe

Os principais suportam a API de preenchimento automático no Android.

Isto significa que com as permissões relevantes, a aplicação irá mostrar um menu suspenso com as credenciais de login de qualquer app onde esteja a tentar iniciar sessão.

Escusado será dizer que primeiro tem de instalar um gestor de passwords à sua escolha e certifique-se de instalar a sua aplicação no seu dispositivo Android e iniciar sessão no mesmo.

Depois tem de ir às definições do seu dispositivo Android. Aí escolha Gestão Geral.

Depois carregue onde diz palavras-passe e preenchimento automático. A seguir carregue abaixo de palavras-passe e preenchimento automático.

Depois é só escolher um serviço da sua preferência. Tanto o da Google como o Samsung Pass funcionam muito bem. No entanto, pode optar por outro externo.

No meu caso sou utilizador desde o 1Password desde que apareceu. Sobretudo porque é compatível com várias plataformas. Utilizo no PC, no Mac e também no iPhone e Android. Assim é a minha escolha. No entanto, existem outras muito válidas. O importante aqui é que escolha um da sua preferência.

E pronto, a partir desse momento já o pode utilizar para gerir e guardar todas as suas palavras-passe.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Anda a ver CAPTCHAs a toda a hora? Esta é uma das razões!

Se utiliza uma rede privada virtual (VPN) enquanto navega ou para aceder a streaming, é provável que resolva mais CAPTCHAs do que gostaria. O...

Tem a certeza que está a utilizar o para-sol de forma correta?

A utilização de um para-sol quando estaciona sob luz solar direta é uma forma fácil, económica e comprovadamente eficaz para combater o calor e...

Estas são as causas da baixa pressão do óleo no seu automóvel!

A maioria das pessoas sabe que o óleo é um componente vital para os motores de combustão interna que alimentam a maioria dos nossos...

Pixel 9 – Afinal… Revolução ou mais do mesmo!?

No mercado atual de smartphones, é muito mais comum ver as fabricantes a apostar em atualizações incrementais, em vez de novidades realmente inovadoras e...

Cinco anos de prisão devido à IPTV: autoridades à caça! 

Os gastos mensais não param de aumentar para milhares de portugueses. Afinal de contas todos os serviços estão de uma forma geral mais caros...

Dash Cams: ter uma câmara no carro pode ser muito perigoso!

Já referimos na Leak a importância das dash cams e aquilo em que podem ajudar. No entanto, esta é uma questão controversa. É que...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados