Android: quatro formas de o seguirem (mesmo que não queira)

Muitas pessoas pensam que desligando os serviços de localização ou simplesmente o acesso à Internet já não podem ser seguidas. Quer seja pela Google, pelas autoridades ou por outra pessoa qualquer que ande em perseguição. No entanto, isto está muito longe da verdade. Há formas de estar mais protegido. No entanto, há quatro formas de seguirem o seu smartphone Android mesmo que não queira.

Android: quatro formas de o seguirem (mesmo que não queira)

vância nos últimos tempos. De facto, os perigos estão à espreita em todo o lado e quando achamos que estamos seguros eis que surgem descobertas muito interessantes. Tudo porque temos uma falsa noção de segurança. Dito isto, no caso dos smartphones sabia que podem segui-lo mesmo se desligar a localização?

Smartphones: podem segui-lo se desligar a localização?

É verdade que desligar o serviço de localização incorporado no smartphone ajuda a ocultar a nossa localização. No entanto, podem ser utilizadas outras tecnologias e técnicas para revelar a localização do dispositivo!

1. Estações de transmissão dos operadores móveis

Estas estações de transmissão podem detetar a localização do seu smartphone. Primeiro identificam a qual está ligado. Depois medem o tempo que um sinal leva a fazer uma viagem de ida e volta entre as diversas antenas e o seu smartphone. Este atraso é calculado e convertido numa distância ou alcance específico, que devolve uma localização com bastante precisão. De facto, não falha.

Android desativar localização, Android formas de seguirem

Redes Wi-Fi públicas

As Redes Wi-Fi gratuitas são muito comuns hoje em dia. Estão por todo o lado, e pode ser tentador ligar-se a uma quando não queremos gastar dados. Mas o que se passa é o seguinte. As redes wi-fi públicas representam outra forma de se localizar o seu dispositivo, mesmo com os serviços de localização desligados.

Android desativar localização

A maioria dos fornecedores de redes Wi-Fi gratuitas recolhe informações do seu dispositivo, como o endereço Mac. Depois, podem usá-lo para manter registo dos locais que visita sempre que se liga a qualquer hotspot do mesmo fornecedor.

StingRays

Os StingRays (também conhecidos como simuladores de redes móveis) funcionam muito como as antenas de telemóveis. No entanto, o único objetivo é seguir o seu smartphone em vez de lhe dar conetividade ou chamadas.

android, jornalistas spyware ativistas

Assim um StingRay simula uma torre de telemóvel para obter dispositivos móveis próximos. Eles são utilizados principalmente pelas forças policiais para seguir dispositivos numa determinada área. Entretanto transmitem sinais mais fortes do que as antenas dos operadores, o que obriga os telemóveis a desligarem-se daquelas a que estão ligados e a irem para estas.

Spyware

O spyware pode-se utilizar para seguir o seu dispositivo mesmo quando o seu GPS está desligado. A forma mais comum de este malware ter acesso a um equipamento é através de um trojan que permite um acesso contínuo ao seu smartphone.

Bug no Android

Existem muitas razões pelas quais pode querer impedir que o seu smartphone seja localizado. Pode ser por privacidade e, às vezes, até por razões de segurança.

De facto, estas são as quatro formas mais eficazes de o seguirem se tem um smartphone Android.

Como evitar ser seguido?

Desligue o Wi-Fi em locais públicos

A maioria dos smartphones liga-se automaticamente a redes Wi-Fi disponíveis. Desativar a ligação Wi-Fi do seu smartphone em locais públicos elimina o risco de o seu dispositivo se ligar automaticamente a uma rede que recolhe dados de localização.

Desative o GPS

Desligar os serviços de localização do seu smartphone garante uma camada de segurança contra os sistemas de localização mais comuns.

Utilize uma VPN

Uma Rede Privada Virtual (VPN) permite-lhe navegar na internet de forma anónima, criando uma rede privada. Quando utiliza uma VPN durante a navegação, encripta os seus dados de internet, ocultando o seu endereço IP e a localização física.

Verifique as permissões das aplicações

Entretanto todas as aplicações requerem determinadas permissões para funcionar corretamente. Mas deve ter cuidado com pedidos de permissão duvidosos. Assim quando uma aplicação que não requer os seus dados de localização para funcionar os pede é sempre um grande sinal de alerta. Assim desinstale qualquer aplicação que solicita mais permissões do que eventualmente necessita.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Ignorar este alerta sobre o Amazon Prime Day pode sair-lhe caro! 

O Amazon Prime Day vai transformar os dias 16 e 17 de Julho numa verdadeira loucura em termos de compras. É um evento anual...

Máquina de lavar: qual a melhor velocidade de centrifugação?

Por vezes, a velocidade de centrifugação da máquina de lavar roupa determina-se pelo ciclo que utiliza. No entanto, se tiver de definir manualmente a velocidade...

É o fim das ideias originais no mundo mobile?

Como deve saber, a Samsung já teve o seu segundo grande evento do ano, onde renovou várias gamas de produtos, e até lançou gamas...

É boa ideia ter o modo de poupança de bateria sempre ativado?

Com o passar do tempo muitas pessoas têm começado a valorizar cada vez mais a duração da bateria do telemóvel. É por esse motivo...

Comprar uma Box Android barata para IPTV pode sair muito caro! 

A utilização de qualquer dispositivo baseado em Android, pode abrir novos caminhos interessantes para o entretenimento. Aliás é por esse motivo e sobretudo pela...

Galaxy Watch Ultra vs Galaxy Watch 7: O que muda?

Apesar do facto de a grande maioria dos holofotes estar em cima do novo Galaxy Watch Ultra, a realidade é que o novo modelo...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados