Isto é uma verdade absoluta. Seja qual for o smartphone Android, mais tarde ou mais cedo alguma app há de falhar. Pelo menos temporariamente até começar a funcionar outra vez. No entanto há formas de resolver este problema de forma mais rápida, especialmente quando é uma app de que necessitamos mesmo. Dito isto, vamos explicar-lhe o que deve fazer quando uma app começa a falhar no seu smartphone Android.
Android: faça isto quando uma app começa a falhar!
De facto, existem algumas coisas que poderá experimentar se está a ter problemas com o seu smartphone Samsung Galaxy. Na maioria dos casos isto não está relacionado com o equipamento, mas sim com o próprio sistema operativo Android. Seja como for vamos explicar-lhe como se pode livrar deste problema.
Reiniciar o smartphone
Muitas das vezes os problemas que fazem o smartphone encravar ou funcionar de forma mais lenta estão relacionados com alguma aplicação Android que ficou encravada em segundo plano. De facto, muitas têm de estar para alguns processos funcionarem como deve ser. Muitas delas funcionam especialmente com uma versão do Android específica e até com a marca do seu equipamento.
Apesar da Google trabalhar muito bem para manter as apps a funcionarem em todas as versões, os problemas surgem quando uma app já não foi atualizada há algum tempo, mas continua a ser utilizada.
Isto pode levar a um leak de memória. Um fenómeno onde falha a gestão das localizações de memória. Isto leva a ocupação de memória desnecessária. Ou seja, continua ocupada. Assim as outras apps não a utilizam. Lembro que se uma app que está instalada no seu smartphone está a causar este problema, as coisas não estarão totalmente resolvidas a menos que a aplicação em questão seja removida.
Felizmente, este problema pode ser mitigado ao reiniciar numa base diária.
Quando um smartphone é desligado e se liga tudo o que está a correr em segundo plano é ativado novamente. Isto ajuda a realocar as apps na memória.
A menos que saiba especificamente qual a app que está a atrasar o seu dispositivo, ir às definições e desligar as apps que estão a correr pode fazer mais mal do que bem. É que algumas precisam mesmo de estar a correr.
É por esse motivo que a melhor forma de manter tudo a funciona como deve ser é reiniciar o equipamento numa base diária.
Este pequeno truque até pode fazer com que não necessita de estar a descarregar uma app de limpeza e deve garantir mais desempenho também.
Aliás é melhor do que descarregar as aplicações de limpeza. Em muitos casos fazem mais mal do que bem.
Atualize o seu sistema operativo
Eventualmente ficaria admirado com a quantidade de pessoas que negligenciam as atualizações. No entanto, é mesmo importante que sejam feitas. É que caso contrário mantemos o nosso smartphone com alguns problemas que entretanto poderiam ser facilmente resolvidos.
Para o atualizar comece por ir às definições. Aí carregue em Atualização do Software.
Depois na nova janela escolha Transferir e Instalar.
Pare as aplicações e limpe a cache
Às vezes, um ficheiro de cache corrompido pode fazer uma aplicação falhar. Nesse caso, deve considerar parar a app e limpar os dados armazenados.
Para isso vá a definições e depois a aplicações.
Dessa lista veja qual a app que tem estado a falhar e carregue por cima dela.
Depois escolha a opção armazenamento.
Aí carregue em limpar dados e depois em limpar cache.
Verifique se o problema ficou resolvido.
Liberte mais espaço
Se tiver pouco espaço no smartphone as apps vão começar a falhar. Dito isto, é boa ideia recuperar espaço. Para este efeito pode utilizar a app Files do Google.
Este é o ponto de partida para tudo e talvez a forma mais simples de fazer as limpezas. Pode instalar através da Play Store aqui.
Assim que estiver instada corra a aplicação. Depois na parte inferior escolha a opção Limpar. Nela terá acesso exatamente às mesmas funções. Isto para além de poder consultar o espaço livre.
Ora fiz exatamente esse teste num equipamento e realmente o espaço que podemos ganhar é muito.
No meu smartphone de teste tenho 40GB utilizados no armazenamento interno de 128GB e 24GB ocupados no cartão SD que tem também 128. Ora que espaço é possível recuperar?
Após uma análise bastante rápida percebemos rapidamente que a poupança pode ser muita e vou utilizar mais uma vez este exemplo. Em ficheiros temporários de apps tenho 283 MB ocupados. Em capturas de ecrã 330MB. Por outro lado, em conteúdos de imagem do WhatsApp tenho 2,92GB. Em vídeos da mesma plataforma 1,33 GB. Entretanto em ficheiros transferidos 233 MB. Olhando para ficheiros desnecessários não essenciais tenho 2,80GB e ainda posso mover 2,87GB de conteúdos para o cartão MicroSD. Afinal de contas quando espaço posso ganhar?
Lembro que antes disto, tinha 40GB utilizados em 128. Ou seja 88GB livres. Com esta limpeza posso ganhar rapidamente cerca de 10GB de espaço na memória interna.
Ou seja, em menos de nada ganhamos muito espaço.
Entretanto podemos fazer com que a aplicação trate de tudo sozinho ou então selecionarmos o que queremos apagar ou não.
Por outro lado, em baixo temos a opção Procurar. Nela podemos navegar pelas diversas categorias de conteúdos, sejam elas transferências, imagens, vídeos e fazermos uma limpeza mais seletiva. Seja como for a primeira opção talvez seja a melhor e mais rápida. É que sem gastar um tostão vai ter direito a muito mais espaço!
E pronto com estas dicas é muito provável que resolva o problema das apps a falhar no seu smartphone Samsung Galaxy.