Android: aumente o espaço de armazenamento de forma grátis!

Por vezes e quando menos esperamos o nosso smartphone ou tablet Android ficam sem espaço. Quando isto acontece a solução mais comum é trocar-se o cartão microSD por outro maior. Mas e quando o smartphone não suporta estes cartões? Aí temos de recorrer a magia para conseguirmos mais espaço livre no nosso equipamento e há várias formas de o fazer. Nas próximas linhas vamos explicar-lhe como pode aumentar o espaço de armazenamento livre no seu smartphone Android. Acredite que vai valer a pena!

Android: aumente o espaço de armazenamento de forma grátis!

Não é que este processo seja complicado, mas é importante termos algumas coisas em atenção. Isto para que nada corra mal. Entretanto, se estiver no Android 11, o processo fica ainda mais fácil devido a algumas ferramentas que integra. Mas vamos então olhar para tudo isto e dar-lhe mais espaço no seu smartphone Android, sem ter de gastar dinheiro.

Android espaço

Especialmente no Android 11, pode obter sugestões sobre como libertar mais espaço, pode libertar ficheiros temporários e até tem uma função chamada Armazenamento Inteligente. Para além disso, pode ver facilmente cada categoria de ficheiros como Fotos e Música para descobrir aquilo de que já não precisa. Lembro que a maioria das coisas que falei estão disponíveis em várias versões do Android. A questão é que o Android 11 liga melhor estas informações.

Vá às definições e depois a armazenamento. Aí vê logo que tipo de conteúdos estão a ocupar mais espaço. A seguir clique em Gerir armazenamento. Ora a seguir será aberta a app Ficheiros. Nela teremos recomendações de limpeza baseadas no espaço utilizado e no tipo de ficheiros que estão no seu equipamento.

Este é o ponto de partida para tudo e talvez a forma mais simples de fazer as limpezas. Agora vamos colocar outro cenário. Não tem o Android 11 e quer mesmo fazer esta limpeza. Então nada mais simples. O que vai ter de fazer é instalar a aplicação Files do Google. Fará exatamente o mesmo efeito. Pode instalar através da Play Store aqui.

Assim que estiver instada corra a aplicação. Depois na parte inferior escolha a opção Limpar. Nela terá acesso exatamente às mesmas funções. Isto para além de poder consultar o espaço livre.

Android espaço

Ora fiz exatamente esse teste num equipamento e realmente o espaço que podemos ganhar é muito.

No meu smartphone de teste tenho 40GB utilizados no armazenamento interno de 128GB e 24GB ocupados no cartão SD que tem também 128. Ora que espaço é possível recuperar?

Após uma análise bastante rápida percebemos rapidamente que a poupança pode ser muita e vou utilizar mais uma vez este exemplo. Em ficheiros temporários de apps tenho 283 MB ocupados. Em capturas de ecrã 330MB. Por outro lado, em conteúdos de imagem do WhatsApp tenho 2,92GB. Em vídeos da mesma plataforma 1,33 GB. Entretanto em ficheiros transferidos 233 MB. Olhando para ficheiros desnecessários não essenciais tenho 2,80GB e ainda posso mover 2,87GB de conteúdos para o cartão MicroSD. Afinal de contas quando espaço posso ganhar?

Android espaço

Lembro que antes disto, tinha 40GB utilizados em 128. Ou seja 88GB livres. Com esta limpeza posso ganhar rapidamente cerca de 10GB de espaço na memória interna.

Ou seja, em menos de nada ganhamos muito espaço.

Entretanto podemos fazer com que a aplicação trate de tudo sozinho ou então selecionarmos o que queremos apagar ou não.

Por outro lado, em baixo temos a opção Procurar. Nela podemos navegar pelas diversas categorias de conteúdos, sejam elas transferências, imagens, vídeos e fazermos uma limpeza mais seletiva. Seja como for a primeira opção talvez seja a melhor e mais rápida. É que sem gastar um tostão vai ter direito a muito mais espaço!

Conseguiu ganhar muito espaço de armazenamento no Android? Conte-nos tudo nos comentários.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Novo filme da Netflix só chega sexta-feira e já é adorado por todos!

Sejam filmes de ação, suspense, comédia ou até mesmo de terror, a verdade é que todos conseguem fazer sucesso à sua maneira na Netflix...

Gigabyte tem 27 motherboards prontas para os Intel Core 12000!

Sabe o que é um 'all-in'? Pois bem, é exatamente isso que a Gigabyte está prestes a fazer com a nova gama de processadores...

Novo filme da Marvel recebeu classificação de idade! Pode ver?

Durante os últimos tempos, temos acompanhado ao pormenor o facto dos filmes da Marvel estarem a receber as suas respetivas classificações de idade. Sendo...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!