Android e iOS: o seu telemóvel está lento? Resolva isso agora!

Provavelmente, a maior parte de nós usa um telemóvel com pelo menos um ano. E provavelmente também iremos manter o telemóvel por mais algum tempo antes de comprar um novo. Assim, dependendo da gama do smartphone na altura que o adquirimos, poderemos sentir mais ou menos a perda de velocidade. Pois, independentemente de ser Android ou iOS, os telemóveis vão ficando mais lentos com o passar do tempo.

Android e iOS: o seu telemóvel está lento? Resolva isso agora!

Android 12 vai ser muito mais amigo da bateria do seu smartphone

Portanto, se estamos nesta situação, este artigo vai ajudar a resolver o nosso problema. Surpreendentemente, hoje vamos mostrar alguns truques úteis que tornarão os nossos telemóveis um pouco mais rápidos e responsivos. Pelo menos, vai parecer isso…

Android lento

Android

Curiosamente, um dos truques mais antigos para melhorar o desempenho do nosso smartphone Android é ajustar a escala das animações. Este é uma opção fácil de configurar e tem resultados imediatos na fluidez do telemóvel Android.

O que é a escala de animações no Android?

Entretanto, sabemos que existem três tipos de escalas de animação no Android. A escala de animação da janela, escala de animação de transição e escala de duração da animação. Portanto, todas estas escalas controlam as animações que aparecem quando navegamos por uma página, abrimos uma aplicação ou fazemos a transição entre ecrãs diferentes.

Porém, estas animações consomem recursos do telemóvel. Portanto, quanto maior o valor, mais trabalho na CPU irá existir. Assim, podemos experimentar os vários valores e encontrar o compromisso que nos satisfaça mais. Mas tendo sempre em consideração que quanto maior for o valor mais lento irá ser.

Android lento

Já que aqui estamos a promover a rapidez dos nossos telemóveis, provavelmente iremos reduzir reduzir as animações ou até mesmo desativá-las completamente. No entanto, ao fazer isto iremos perder ou atenuar os efeitos visuais mas também parecerá mais rápido utilizar o telemóvel.

Como desativar (alterar) a escala de animação no Android

Antes de tudo, para acedermos às definições das animações, precisamos de ativar as opções de programador. Portanto, vamos às definições do nosso dispositivo Android e navegamos até “Acerca do telefone”. Em seguida, entramos a secção de informação de software e procuramos o n⁰ de compilação. Aqui vamos começar a clicar muitas vezes seguidas no n⁰ de compilação até vermos uma mensagem a dizer que agora somos um programador.

Depois disso, as opções de programador irão aparecer nas definições. Entretanto vamos entrar neste novo menu. E vamos deslizar até encontrarmos as opções das animações, como na imagem abaixo. Aqui podemos modificar o valor das 3 opções e ver o que melhor nos convém. Ademais, cada escala de animação pode ir de desligado até 10x, sendo que apenas 0.5x e desligado irão ser mais rápidas.

Android lento
Escala das animações

Apple AirTag: agora nunca mais vai voltar a perder nada!

iOS

Entretanto, para as pessoas que estão com problemas com lentidão no iOS 14, também trazemos uns truques para melhorar a experiência de utilização. Por exemplo, a lentidão poderá ser devido a recursos que consomem muita energia, armazenamento congestionado ou até mesmo um bug. Além disso, o problema também pode ser devido a tarefas que correm em segundo plano.

Desativar atualização de aplicações em segundo plano

Embora a atualização de aplicações em segundo plano seja um recurso muito útil, pois mantém as aplicações atualizadas. Curiosamente, o dispositivo torna-se mais lento e gastador de bateria quando este recurso está ativo. Portanto, se sentimos necessidade de mais fluidez no nosso iPhone vamos desativar este recurso.

Android lento
Atualizar em segundo plano

Em primeiro lugar vamos abrir as definições, depois Geral e em seguida Atualizar em segundo plano. Por último, escolhemos Não, para desligar esta opção.

Ativar reduzir movimento

Surpreendentemente, ativar a opção Reduzir Movimento no iOS 14 é outra coisa que devemos tentar para diminuir a lentidão. Pois, o que a torna tão útil é a capacidade de reduzir o movimento da interface, incluindo o efeito de paralaxe dos ícones.

Android lento
Reduzir movimento

Portanto, ao ativar esta opção não só ajudará o nosso iDevice a ter mais autonomia de bateria. Mas também fará com que funcione sem problemas. Dito isto tudo, para ativar vamos às definições, depois a acessibilidade e finalmente para movimento. Por último, Agora, ativamos Reduzir movimento como na imagem acima.

iPad Pro M1: Apple lançou o tablet mais rápido do mundo!

Em suma, todos sofremos com o passar do tempo nos nossos dispositivos. Por isso, é fundamental que eles sejam bem cuidados. Portanto, reiniciar os dispositivos uma vez por semana, não deixar que a memória esteja com menos de 10% livre e ter as aplicações sempre atualizadas. São algumas maneiras de prevenir problemas futuros… Afinal de contas ninguém quer um Android ou iOS lento.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
João Fidalgo
Desde sempre que me fascino por gadgets eletrónicos, no entanto os smartphones são a minha perdição. Estou sempre atento ao próximo grito no mundo mobile...

Leia também