Android: Cuidado com este truque na loja Google Play!

Alguns utilizadores mal intencionados encontraram uma nova forma de fazer passar as suas apps enganosas por software legítimo no serviço Google Play, pelo menos à primeira vista.

O truque toma partido do facto de que, para além do nome e ícone da app, existe ainda um outro elemento que os utilizadores veem ao procurar apps: o nome do criador, que aparece por baixo do nome da app. E uma vez que nomes de criador desconhecidos não ajudam a aumentar a popularidade da app, alguns impostores têm começado a usar altos números de instalações, fictícios claro, como nomes de criador, de forma a parecerem criadores estabelecidos com extensas bases de utilizadores.

Para além de números de instalações falsos, alguns impostores têm usado também frases que indicam legitimidade como “Legit Apps”, “Verified Applications” e “Trusted Developers App”. Em certos casos é até usado um símbolo de verificação. A Google não oferece qualquer serviço de verificação de criadores, portanto todas as apps com um símbolo destes devem ser consideradas suspeitas.

De momento existem centenas de apps a usar este truque para enganar os utilizadores. Embora ainda não tenha sido encontrada nenhuma que seja diretamente maliciosa, estas apps mentem sobre a sua funcionalidade, ou não possuem qualquer funcionalidade, e exibem vários anúncios. Felizmente, são fáceis de identificar e evitar:

  • Verifique o número de instalações da app na sua página Google Play, uma vez que é este o número oficial;
  • Tenha em atenção que existe a categoria “Editor’s Choice”, visível no canto superior direito da página Google Play da app, mas não uma categoria ou símbolo “Verified”;
  • Leia as críticas dos utilizadores antes de fazer download de qualquer app;
  • Se uma app tem um número reduzido de instalações reais, ou foi lançada apenas há alguns dias, espere que outros utilizadores a testem primeiro.
Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário