A Google tem estado a trabalhar para melhorar o sistema de chamada de emergĂȘncia do Android hĂĄ jĂĄ algum tempo. No entanto isto nĂŁo tem acontecido sem alguns problemas. Depois de as autoridades terem pedido Ă Google para efetuar alteraçÔes na sequĂȘncia de um fluxo de falsas chamadas de emergĂȘncia, a empresa aplicou uma correção no Android. Assim adiciona uma pequena barreira antes de se efetuar uma chamada para o 112.
Android: Google melhorou sistema de chamada de emergĂȘncia!
O “SOS de emergĂȘncia” estĂĄ em todos os smartphones Android e Ă© frequentemente ativado por defeito. Quando Ă© esse o caso, cinco toques consecutivos no botĂŁo de alimentação podem iniciar uma chamada para o 112, bem como notificar os contactos de emergĂȘncia (famĂlia) e iniciar uma gravação de vĂdeo nos telemĂłveis Pixel e noutros dispositivos que utilizam a aplicação “Segurança pessoal” da Google.
No entanto, essa chamada automĂĄtica para o 112 (ou outros nĂșmeros, dependendo da regiĂŁo) estava a causar dores de cabeça aos socorristas em alguns casos. O SOS de emergĂȘncia levou a um afluxo de chamadas de emergĂȘncia na EscĂłcia no inĂcio deste ano. Entretanto as atualizaçÔes do Android 13 agravarem a situação. A funcionalidade tornou-se mais comum em vĂĄrios dispositivos Android apĂłs essa atualização. Como resultado, a Google comprometeu-se a efetuar alteraçÔes para resolver o problema. No entanto, a empresa nunca fez um acompanhamento para explicar quais eram essas mudanças.
Conforme detalhado por Mishaal Rahman no Twitter/X, a mudança é realmente bastante simples.
A nova configuração por defeito para o SOS de EmergĂȘncia no Android Ă© pedir aos utilizadores que toquem e mantenham o dedo no ecrĂŁ durante trĂȘs segundos. Isto para confirmar que a chamada para o 112. Isto substitui o anterior ecrĂŁ de espera de cinco segundos que efetuava automaticamente a chamada apĂłs o fim do tempo. A ideia aqui parece ser que, com a necessidade de tocar e manter o dedo no ecrĂŁ, Ă© menos provĂĄvel que se faça uma chamada por engano.
Mas o sistema ainda nĂŁo estĂĄ perfeito
Provavelmente, isto nĂŁo Ă© o ideal para os utilizadores. Sobretudo para os que se encontram numa situação em que a chamada de emergĂȘncia tem de ser efetuada numa situação de real perigo e em que nĂŁo podemos estar a olhar para o telemovel. Ainda assim existe uma definição disponĂvel que permite voltar ao comportamento anterior.
Enquanto isso, nos dispositivos Samsung, o gesto de tocar e segurar passou a um gesto de deslizar que inicia a chamada real, conforme mostrado abaixo em um Samsung Galaxy S23 Ultra executando o Android 14 (o mesmo método é usado no Android 13 da Samsung, também). A Samsung oferece uma definição para ativar uma contagem decrescente de 10 segundos em vez do gesto de deslizar.