Quem tem um smartphone tem um ritual, normalmente diário, de carregar a bateria. É um processo que não é possível contornar, especialmente se queremos continuar a utilizar o nosso equipamento. No entanto isto não é uma ação, em muitos casos, livre de problemas. De facto, alguns utilizadores Android têm dado conta que a bateria está a descarregar enquanto carrega.
Android: bateria pode estar a descarregar enquanto carrega!
Isto é um problema que parece pouco comum mas na realidade não o é. De facto, em alguns casos, a bateria descarrega-se a um ritmo mais rápido do que o habitual do que quando o carregador está desligado. Mas como perceber o que se passa?
Verificar o estado da bateria
Os problemas de drenagem da bateria estão frequentemente relacionados com a idade do dispositivo. Os smartphones perdem progressivamente a capacidade de manter a carga à medida que envelhecem. Em alguns casos, a taxa de deterioração significa que a carga diminui mais rapidamente do que o carregador consegue repor a bateria.
Se tiver um smartphone Samsung é muito fácil perceber se a bateria está saudável.
A Samsung é um fabricante que inclui um método para verificar a integridade da bateria e que provavelmente já está no seu smartphone. De qualquer modo se não estiver pode transferi-la do smartphone.
Em primeiro lugar temos de aceder às configurações. A seguir temos de escolher Manutenção dispositivo e bateria.
Agora no novo ecrã temos de escolher a opção Diagnósticos. Temos temos de carregar na opção bateria.
Entretanto vai surgir um ecrã onde ficamos a saber qual a saúde da bateria.
Se não tiver um dispositivo Samsung Galaxy, há um método que pode experimentar que não requer aplicações de terceiros.
Esse método utiliza o menu de diagnóstico oculto do Android que está acessível através de códigos inseridos no smartphone. No entanto, esses códigos não funcionam em todos os dispositivos e redes móveis.
Abra a aplicação de fazer chamadas e digite *#*#4636#*#*. Isto abrirá um menu “Teste” que pode incluir uma seção “Informações sobre a bateria”. Aí pode verificar o estado das coisas. Caso não funcione então pode utilizar uma app que está disponível na Play Store.
A app chama-se AccuBattery e após a instalar e depois de descarregar e carregar o smartphone algumas vezes já será capaz de perceber o estado da bateria.
A bateria pode nem ser a origem do problema
Nalguns casos de descarregamento inexplicável da bateria, a bateria pode nem sequer ser a origem do problema. Já houve casos em que o problema de carregamento lento resultou de blocos e cabos de carregamento defeituosos. Uma porta USB avariada também pode estar na origem deste problema. A melhor forma de detetar esta situação é pedir emprestado um carregador e um cabo e verificar se o problema persiste. Se deduzir que o problema se deve a uma porta USB defeituosa, é altura de se dirigir a um centro de reparação.
Está a utilizar o carregador certo?
Não é invulgar alguns equipamentos apresentarem problemas quando encontram carregadores de outros fabricantes. Nos smartphones que carregam a um ritmo mais lento do que o habitual, é aconselhável verificar se está a utilizar uma combinação de cabo e carregador compatível. Se descobrir que estava a utilizar a combinação errada, pode tentar trocá-la por um carregador oficial da marca do seu smartphone e verificar se isso resolve o problema. Por vezes, esta simples troca pode fazer toda a diferença.
Se não tiver o carregador “oficial”, é uma boa ideia verificar a gravidade do problema. Para o fazer, pode ligar o carregador durante algum tempo (digamos, 10 minutos) e, se não houver qualquer melhoria nos valores percentuais da bateria, é altura de comprar um carregador novo e compatível. Em geral, também é boa prática evitar carregadores baratos e de baixa qualidade.
A humidade não é sua amiga
Não é invulgar que a presença de gotículas de água no interior dos smartphones faça com que estes se comportem de forma irregular. O sintoma mais comum que indica o esgotamento da bateria relacionado com a exposição à humidade é o aquecimento excessivo do telefone. Os telemóveis afetados também podem apresentar taxas de descarga da bateria mais elevadas do que o habitual e, em alguns casos, a taxas alarmantemente elevadas – na ordem de um por cento por minuto. Se encontrar algo semelhante, evite utilizá-lo e mantenha o ecrã desligado para minimizar a taxa de consumo da bateria.
Se tiver a certeza de que o problema de descarregamento da bateria foi causado por uma possível entrada de água, não tente ligá-lo. Recomenda-se vivamente que leve o dispositivo ao centro de reparação mais próximo e que o verifique o mais rapidamente possível.
O software incorreto pode causar a descarga da bateria?
Antes de mais, é preciso esclarecer que as hipóteses de um smartphone ter problemas de consumo de bateria devido a um problema de software em 2023 são quase nulas. No entanto, em casos muito especiais, isto pode acontecer.
Felizmente, não é difícil detetar problemas de descarregamento da bateria induzidos por aplicações. Assim podemos verificar as definições de bateria do smartphone e aquilo que cada aplicação gasta.
Olhando para tudo isto é possível que perceba a razão para a bateria do seu smartphone Android estar a descarregar.