Android: backup dos smartphones está muito mais fácil!

Quer se trate de fotos, aplicações ou mensagens de texto todos sentimos necessidade de fazer backup dos nossos dados para a cloud. Isto é especialmente verdade quando o nosso smartphone avaria ou temos necessidade de mudar. No entanto, o processo de criar uma cópia de segurança nem sempre é uma coisa simples. Ora para facilitar as coisas a Google substituiu o sistema atual que está integrado nos smartphones Android pelo Backup by Google One e valeu realmente a pena.

Android: backup dos smartphones está muito mais fácil!

Esta novidade que foi descoberta inicialmente pelo site 9to5Google, o Backup by Google One, torna mais simples o sistema de backup que já estava presente no Android. Não é que seja uma grande revolução. No entanto, vai um pouco mais longe ao juntar tudo numa única secção.

Android backup smartphones

O novo Backup by Google One combina o menu já existente das definições com o painel de controlo disponível no Google One. Com isto tudo presente numa só página é muito mais simples visualizar e gerir os backups. Quer estejamos num plano pago ou não. Entretanto, o conteúdo que só era possível gerir nos backups Google One – incluindo fotos, vídeos e mensagens – estão disponíveis no menu de definições por defeito do Android.

Que smartphones recebem esta novidade?

A boa notícia é que não são só os equipamentos Android 12 que têm direito a isto. De facto, esta novidade está disponível em qualquer smartphone do Android 8.0 para cima. Aliás neste momento já a deve ter.

Experimentámos num smartphone com o Android 11 e já encontrámos esta opção.

Para além disso vai poder continuar a aceder aos backups a partir da app One ou do cliente web.

De facto é bom vermos a Google a melhorar algo tão importante.

Afinal de contas é uma das funções que eventualmente menos utilizamos, no entanto, pode dar muito jeito no caso de ficarmos sem o smartphone ou de ele avariar. É que afinal de contas ninguém gosta de perder os dados.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados