O Android Auto é essencial para o dia-a-dia da grande maioria das pessoas que conduz, e caso não saiba, está prestes a tornar-se muito mais personalizável. Isto porque a Google prepara-se para introduzir widgets no ecrã principal, uma funcionalidade que promete transformar por completo a forma como interages com o sistema do carro.
Uma atualização com nome de código “Earth”!
A nova função, com o nome interno “Earth”, vai permitir adicionar widgets diretamente das apps do telemóvel para o painel do Android Auto. Ou seja, vais poder colocar no ecrã do carro widgets como o da meteorologia, relógio, calendário ou até o do Spotify, tal como fazes no teu smartphone.
Segundo as primeiras versões beta, a interface será dividida em dois painéis. Cerca de 40% do ecrã será ocupado pelo widget, enquanto o resto mantém as aplicações e controlos habituais do Android Auto.
Como vai funcionar?
No menu de definições, vai surgir uma nova opção chamada “Customize Earth”, onde poderás escolher e ajustar o widget. Entrentanto, há um gestor dedicado, o Widget Companion, com um botão “+” para adicionar novos widgets e um controlo deslizante para ajustar o tamanho.
Atualmente, só é possível ter um widget ativo de cada vez.
Ou seja, se escolheres outro, o anterior é substituído. Infelizmente, não é possível combinar vários widgets, nem mover livremente a posição. Pelo menos por enquanto. (Ainda está em desenvolvimento).
O que já funciona (e o que ainda não)
Os primeiros testes mostram que alguns widgets já estão totalmente operacionais, como o Pixel Weather (meteorologia em tempo real) e o Stopwatch do Relógio, que funcionam sem falhas.
Outros, como o Spotify ou o Google Keep, ainda apresentam limitações.
Mesmo assim, os controlos básicos de música e informação visual funcionam, o que é um bom sinal de que a integração está bem encaminhada.
Um Android Auto mais inteligente e pessoal!
O objetivo é simples, e faz todo o sentido.
Passa por tornar o Android Auto mais personalizável, funcional e visualmente apelativo. Os widgets vão permitir aceder rapidamente a informação essencial, como tempo, calendário ou temporizador, isto sem sair do painel principal.
A funcionalidade ainda está em fase beta, mas tudo indica que todos os carros compatíveis com a atual versão do Android Auto, também vão receber a atualização em 2026.
Quando isso acontecer, o Android Auto vai finalmente deixar de parecer um sistema fechado e rígido, tornando-se um verdadeiro prolongamento do smartphone no carro.
🔥 Este artigo foi útil?
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


