Graças aos outros utilizadores que estão na estrada e dão uma grande ajuda ficamos a saber com antecedência que no percurso podemos apanhar engarrafamentos, acidentes ou semáforos avariados. Mas, ao mesmo tempo, embora o Waze seja uma ferramenta muito avançada no arsenal de aplicações dos condutores modernos, há momentos em que o menor erro transforma esta app numa experiência frustrante. Mas afinal o que se está a passar com o Waze que faz com que os utilizadores procurem o Google Maps no Android Auto?
Android Auto: Utilizadores Waze fogem para o Google Maps
É precisamente isso que parece estar a acontecer neste momento no Android Auto. Isto porque cada vez mais utilizadores parecem estar a ter dificuldades quando estão ao volante.
Enquanto o Waze continua a funcionar corretamente e a alertar os utilizadores dos incidentes, as notificações que aparecem no ecrã já não desaparecem do Android Auto. Por outras palavras, quando a aplicação mostra um aviso de que vamos em direção a um radar, a mensagem permanece permanentemente no ecrã, sem desaparecer.
Por defeito o esconde Waze automaticamente o aviso depois de passar pela localização assinalada. Esta abordagem faz todo o sentido. Os utilizadores não têm de tirar as mãos do volante para interagirem com a aplicação. Assim o nível de distração permanece no mínimo.
No entanto, devido ao que parece ser um bug, alguns dos avisos, incluindo os que dizem respeito aos radares permanecem no ecrã.
Tirá-los manualmente é atualmente a única maneira de os descartar, mas é claro que isto não é, de forma alguma, algo que queiramos fazer regularmente.
O pior é que a equipa do Android Auto não parece estar muito interessada em lidar com esta falha. Um beta tester do Waze explica nos fóruns da Google que a equipa do Android Auto não vai resolver a falha porque está ocupada a trabalhar numa grande revisão da app. Muito provavelmente, a Google quer ter a certeza de que o próxima atualização chamada Coolwalk está a funcionar sem falhas, pelo que a maioria dos esforços estão direcionados para esta grande atualização.
No entanto, o mesmo editor diz que a equipa da Waze também está a investigar a falha, o que significa que uma correção pode eventualmente chegar se a sua app for a responsável pelo problema nas notificações. Se não for, e o Android Auto é o culpado, as coisas podem levar muito mais tempo.
Entretanto os utilizadores afetados pela falha têm duas opções. Podem eliminar as mensagens manualmente sempre que aparecem no ecrã ou mudarem para o Google Maps.