Android Auto vai receber uma ajuda da inteligência artificial

Para onde quer que se olhe, a indústria tecnológica parece encontrar formas novas e criativas de integrar a IA na nossa vida quotidiana. Agora, parece que o Android está a tentar utilizar a inteligência artificial no Android Auto para permitir que os condutores interajam com os seus dispositivos inteligentes de forma mais segura.

Android Auto vai receber uma ajuda da inteligência artificial

A Google Cloud e a Samsung estabeleceram recentemente uma parceria para levar software controlado por IA aos dispositivos da gama Galaxy S24. Esta parceria permitirá a quem possuir um destes dispositivos utilizar o software de inteligência artificial Gemini da Google em conjunto com várias aplicações e serviços que a Samsung criou. De acordo com um comunicado de imprensa “com o Gemini Pro pode interagir com aplicações familiares da Samsung de formas mais úteis do que nunca.”

Uma área de particular interesse é a forma como estas novas técnicas de interface inteligente irão afetar o Android Auto. Esta interface operacional permite aos utilizadores controlar as capacidades inteligentes dos seus telemóveis e tablets Android. Isto através do visor do painel de instrumentos dos seus automóveis. O Android Auto já melhorou a segurança dos condutores ao facilitar o atendimento de chamadas, o controlo da música e a monitorização do GPS com um toque ou um olhar. Ainda assim, a segurança pode sempre ser melhorada e, quanto menos tempo os condutores passarem a olhar para um ecrã, mais tempo poderão dedicar a manter os olhos na estrada.

Parece que estão a ser implementadas duas funcionalidades principais no lançamento que se destinam a utilizar o Gemini para tornar a condução mais segura.

A primeira é uma nova funcionalidade de resumo de texto. O Gemini “lê” os textos mais longos enviados e fornece-lhe um breve resumo que se pode ler mais facilmente durante a condução. “Utilizando o poder da IA, o Android Auto resume automaticamente textos longos ou conversas de grupo ocupadas enquanto conduz, para que possa manter-se em contacto enquanto se concentra na estrada”, afirma o comunicado de imprensa. Em teoria, isto deverá facilitar a comunicação dos condutores na estrada, uma vez que podem comunicar sem terem de ler textos longos.

A outra nova funcionalidade é o texto de resposta generativo. O Gemini sugere automaticamente respostas adequadas que os condutores podem selecionar para enviar sem terem de escrever ou ditar nada. Tem também algumas funcionalidades de navegação incorporadas. A IA fará sugestões com base no contexto das mensagens de texto recebidas e apresentará ações sugeridas. Pode premir um botão para navegar para um local mencionado num texto ou enviar um texto com a sua hora prevista de chegada.

Entretanto o Android encerrou a conferência de imprensa manifestando o seu entusiasmo com estas novas capacidades e prometendo que haverá “muito mais para vir”. Alguns fãs parecem entusiasmados com estas novas funcionalidades. Há outros preferem que o Android se concentre em corrigir os problemas de queda de ligação presentes na versão atual do Android Auto.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.