Os utilizadores de longa data do Android Auto têm-se deparado com várias falhas aqui e ali. Isto já é inevitável. No entanto o importante é que tudo se resolva. O problema é que a Google nem sempre é suficiente rápida a dar resposta a situações que podem causar grandes dores de cabeça aos utilizadores. Afinal de contas o Android Auto é muito utilizado, sobretudo por quem não se quer perder nem distrair na estrada. Seja como for e com o mesmo espirito de comunidade construído à volta do Waze os utilizadores conseguiram resolver, para já, uma falha no Android Auto que a Google ainda não resolveu.
Android Auto: Google não resolveu mas utilizadores conseguiram!
Os utilizadores recorreram aos fóruns da Google há alguns meses para relatar que o Android Auto já não mostra notificações quando chegam novas mensagens aos smartphones. Para além disso a experiência de envio de mensagens também foi afetada. Isto entre outras pequenas coisas.
Os especialistas da comunidade da Google intervieram e pediram mais informações que pudessem ajudar numa potencial investigação, mas o gigante das pesquisas ainda não lançou correções.
Entretanto, o problema tornou-se mais generalizado e muitas outras pessoas carregaram no botão “eu também” nos fóruns, confirmando que se debatem com o mesmo erro nos seus carros. O número de utilizadores afetados por esta falha é provavelmente muito superior, tendo em conta que nem todos utilizam os fóruns.
Felizmente, os utilizadores também investigaram a falha e encontraram duas soluções alternativas que restauram as notificações de mensagens nos seus automóveis.
As soluções
A primeira solução é ir às definições de Mensagens e ativar as notificações pop-up. Alguém nos fóruns confirmou a solução alternativa, explicando que, quando desativam esta funcionalidade (desativam os pop-ups da aplicação Mensagens), deixam de receber notificações de mensagens no Android Auto. Não se sabe como e porque é que a opção se desativou. No entanto, alguns suspeitam que uma atualização recente do Android introduziu discretamente a alteração.
A segunda é um downgrade até ao Android Auto 11.7. A última versão estável é o Android Auto 12.6. Assim pode imaginar que fazer o downgrade para uma versão tão antiga significa que está a perder todas as melhorias mais recentes. Felizmente, a Google não tem introduzido muitas novas funcionalidades ultimamente. Assim se instalar o Android Auto 11.7, poderá perder apenas as correções e melhorias de desempenho mais recentes.
Um utilizador afirma que, embora o Android Auto 11.7 funcione bem, ele continua a solicitar a atualização. Uma forma de não ser incomodado com isto passa por desativar as atualizações automáticas e continuar a executar o Android Auto 11.7. Isto até que o Google force a instalação de uma versão mais recente.
Atenção que se não quiser fazer nada disto, instalar as últimas actualizações do Android Auto, limpar a cache e os dados, mudar os cabos e tudo o mais que possa ajudar com os bugs mais comuns neste mundo não faz qualquer diferença.