Android: se tem esta app instalada apague-a agora!

Nunca podemos estar tranquilos. Quando achamos que temos tudo controlado eis que chega mais uma ameaça para nos assustar como sucedeu com esta app para Android. O problema é que há várias pessoas a utilizá-la. A aplicação disponível na Google Play Store parece não causar nenhum problema, mas na realidade não é bem assim. Vamos então olhar para o comportamento desta aplicação e dizer-lhe o que deve receber agora.

Android: se tem esta app instalada apague-a agora!

A empresa de segurança MalwareBytes lançou o alerta acerca de uma app Android que está na Google Play Store e que disponibiliza adware. Esta aplicação, chamada Barcode Scanner, é uma das muitos que quando instalada, permite a leitura de códigos de barras. Considerando que tem 10 milhões de aplicações, sempre pareceu não haver qualquer problema. Para além disso fazia parte do programa Google Play Pass. Pagando uma taxa mensal temos acesso a um número ilimitado de aplicações sem pagar taxas adicionais.

Ora quando esta aplicação recebeu um update em Dezembro, começou a mostrar vários anúncios para a aplicação Cleaner para Android que alegadamente lixo e melhorava a vida da bateria. Entretanto esta aplicação maliciosa foi removida da app store. No entanto, o problema é que pode ainda estar em muitos equipamentos.

O MalwareBytes afirma que a app em questão abre o browser do utilizador para que os anúncios estejam sempre a surgir.

android app

Para que não volte a cair neste problema, talvez seja melhor utilizar o Google Lens para o efeito de leitura de códigos de barras. Funciona bem e é totalmente fidedigna. Assim já se pode livrar das outras aplicações de leitura de códigos que estão na Play Store.

De facto, há sempre muitos perigos à espreita. Assim todo o cuidado é pouco. Como tal nunca instale uma app só porque sim. Analise os comentários e outros elementos à procura de algo suspeito.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados