Android: se utiliza a loja APKPure tenha muito cuidado!

Farto-me de dizer que hoje em dia todo o cuidado é pouco e pelo número de artigos que tenho escrito sobre segurança posso afirmar com toda a certeza que as ameaças estão a aumentar substancialmente e a atacar todas as plataformas sem dó nem piedade. Agora foi a vez dos investigadores de segurança encontrarem ameaças localizadas dentro da aplicação oficial da loja de aplicações Android, APKPure. É uma alternativa muito conhecida da Play Store e utilizada por milhões de pessoas.

Android: se utiliza a loja APKPure tenha muito cuidado!

Tratando-se de uma loja, várias pessoas utilizam-na para descarregar aplicações e jogos alojados nesta plataforma que é muito idêntica à loja da Google.

Ora a nova ameaça foi descoberta pelas empresas de segurança Kaspersky e Dr.Web. Trata-se na prática de algo que foi incluído na versão 3.7.18 do APKPure e que parece tratar-se de uma variante do trojan Triada. É capaz de spammar com toda a força os utilizadores e consegue ainda descarregar malware adicional.

Mas o que pode fazer na prática ao meu smartphone?

Bem, muitas coisas. Logo à partida pode mostrar publicidade sempre que desbloqueia o seu smartphone. Se está a ter esse problema, pode ter esta ameaça presente no seu smartphone. Para além disso pode estar a abrir constantemente páginas que contêm publicidade. Como se não bastasse também pode carregar por si em anúncios para subscrever serviços de valor acrescentado. Por fim e como referi acima pode instalar outras ameaças perigosas em que a vítima se aperceba.

Os danos que pode causar depende da versão dosistema operativo Android que tem no seu equipamento. É por isso que pode ir de coisas tão simples como mostrar publicidade ou subscrever em serviços.

Abaixo está uma imagem divulgada pela Kaspersky e que revela os dados que são recolhidos por esta ameaça.

Não há números oficiais de infecções. No entanto a Kaspersky revelou que já bloqueou a instalação deste malware mais de nove mil vezes.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados