Android: aparece menos memória que a anunciada?

Esta é uma questão realmente importante para a maioria dos utilizadores. É que compramos um equipamento que vem com bastante memória e quando vamos ver temos muito pouca disponível. Isto leva-nos a perguntar para onde vai a memória nos smartphones Android. De facto, embora pareça simples, existem muitos fatores que a condicionam. Afinal qual a razão para o seu smartphone Android ter menos memória do que a anunciada?

Android: aparece menos memória que a anunciada?

A memória RAM de um smartphone é onde as aplicações em execução vão colocando os seus dados. De uma forma simples isto significa que quanto mais memória um smartphone tiver mais aplicações é possível correr sem ele atrasar. No entanto as coisas não são assim tão simples. É que a RAM presente no smartphone já está a ser utilizada mesmo antes do sistema operativo arrancar.

memória smartphones Android

A forma como se utiliza a memória

O Kernel. O Android corre por cima de um kernel Linux. É na prática o coração de tudo. Este kernel está armazenado num tipo de ficheiro comprimido que é extraído diretamente na memória RAM durante a sequência de arranque. Esta memória reservada acomoda o kernel, os controladores e os módulos de kernel que controlam o hardware e outros aspetos do sistema operativo.

Um disco de RAM para ficheiros virtuais. Alguns ficheiros e pastas que estão na árvore de ficheiros não são reais. São pseudo ficheiros escritos no arranque que contêm coisas como os níveis de bateria e informações relacionadas com a velocidade do processador. No sistema operativo Android toda a pasta /proc consiste neste pseudo sistema de ficheiros.

- Advertisement -

Google Chrome grande novidade, Dark Mode Chrome 79, pesquisar no Android, memória smartphones Android, memória smartphones Android

Informações sobre a rede. Provavelmente não sabe mas os dados sobre o IMEI e as definições de rádio estão na memória NVRAM que não se apaga quando desligamos o nosso smartphone. No entanto eles são transferidos para a memória RAM juntamente com o software necessário para o modem funcionar. Escusado será dizer que é reservado espaço na memória RAM para acomodar isto tudo.

Placa gráfica. A gráfica do smartphone necessidade de memória para funcionar. Trata-se de memória VRAM e todos os equipamentos utilizam processadores gráficos que não têm memória dedicada. Assim há uma determinada quantidade de memória RAM alocada para isto.

Entretanto com tudo isto tratado, o que sobra de memória RAM no smartphone fica para o equipamento funcionar e correr apps.

Assim é por tudo o que referi acima que a memória disponível para o sistema nunca é aquela das características do equipamento. Claro que ela está lá na totalidade. No entanto é também para outras coisas.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.