Android: alguns smartphones vão perder acesso à Play Store!

De certeza que já ouviu falar nos Google Play Services. Na prática são aqueles serviços de que se falou tanto na questão entre a Huawei e os Estados Unidos e que a gigante chinesa perdeu. Ora para além dos Huawei há outros smartphones que vão perder o acesso à Play Store. Na prática a Google vai cortar o suporte para os Google Play Services em smartphones mais antigos. Ora com o suporte a chegar ao fim, também vários serviços acabam por deixar de funcionar. Mas vamos então olhar para os smartphones Android que vão perder o acesso à Play Store.

Mas quantos smartphones Android vão perder acesso à Play Store?

Já vou explicar. Tudo isto começou quando a Google resolveu anunciar no seu blogue oficial que vai deixar de suportar os Google Play Services, nos smartphones que estão a correr o Android Jelly Bean. Ou seja isto abrange os equipamentos entre a versão 4.1 e 4.3. A gigante dos motores de busca afirmou que isto aconteceu porque o Jelly Bean representa agora menos de 1% do universo Android. De facto, a taxa de utilização situa-se nos 0.7%.

Android acesso Play Store

Assim o último lançamento para esta plataforma serão os Play Services v21.30.99 que chegam em Agosto. Depois disso acabou.

Lembro que a primeira versão do Android Jelly Bean (4.1) foi lançada em Julho de 2012. Dito isto, chegou com muitas novidades que na época mereceram bastante destaque. Falo das notificações expansíveis, áudio USB e uma melhor interface.

Entretanto a versão 4.2 do Android chegou em Novembro de 2012. As principais melhorias nesta versão foram um ecrã de bloqueio melhorado e suporte para várias contas de utilizador. Por fim, o Android 4.3 foi lançado em Julho de 2013 e chegou com Bluetooth LE e uma nova app de câmara.

O terminar do suporte destes serviços é o fim do mundo?

Não, porque só 0.7% das pessoas é que ainda usam esta versão. Para além disso já não deve ter capacidade de correr várias aplicações que estão disponíveis na Play Store. Seja como for é óbvio que haverá de chatear sempre alguém.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também