A Google anda a acertar calendários de lançamento, para que não se repita o que tivemos a oportunidade de ver em 2024. Ou seja, os seus smartphones topo de gama Pixel 9 chegaram ao mercado antes da mais recente versão do Sistema Operativo Android.
Algo muito estranho, visto que os smartphones Pixel servem essencialmente para apontar o caminho a todo o ecossistema Android. Mas é também algo que vai mudar já no próximo lançamento, com a Google pronta a lançar o novo sistema operativo Android 16 antes da chegada dos novos Pixel 10.
Android 16 chega mais cedo! Mas traz o quê?
Portanto, como pode imaginar, menos tempo de desenvolvimento poderia sempre significar um menor acréscimo de funcionalidades inovadoras, ou de novidades há muito esperadas. Mas nem por isso! A forma como o desenvolvimento acontece está a mudar, naquilo que é uma Google disposta a meter mais recursos em cima do projeto.
Por isso, na recentemente lançada versão de desenvolvimento, já temos algumas novidades que poderão fazer toda a diferença no futuro do ecossistema Android. Aliás, até já existem planos para lançar a primeira versão beta do Android 16 já em Janeiro de 2025. Além disso, é esperado que existam mais atualizações ao longo do ciclo de vida de cada nova versão.
O que temos de novo na primeira versão?
O Android 16 DP1 apresenta uma série de funcionalidades e melhorias interessantes destinadas a melhorar a experiência do utilizador, a privacidade e a funcionalidade do dispositivo.
Assim, apesar de se destinarem principalmente aos programadores, estas actualizações também incluem alterações significativas que os utilizadores podem esperar na próxima versão do Android. Aqui está um olhar mais atento às principais caraterísticas reveladas nesta pré-visualização.
Photo Picker (Seleção de Fotos)
Entre os destaques está a funcionalidade de seleção de fotografias actualizada, que beneficia de novas APIs destinadas a melhorar a integração de aplicações para carregar fotografias e vídeos. Esta atualização melhora a privacidade do utilizador, removendo permissões excessivas e simplificando a interface da aplicação.
Health Connect and FHIR Support (Foco na Saúde)
Outra grande adição é o suporte para o formato FHIR (Fast Healthcare Interoperability Resources) na aplicação Health Connect. Esta integração poderá permitir aos utilizadores gerir registos médicos juntamente com métricas de saúde no futuro.
Controlo no exagero de Notificações
Uma forma de controlar as notificações quando por alguma razão está a ser inundado de novas mensagens, chamadas, e-mails, etc… Vai receber tudo na mesma, mas as notificações baixam o volume e a intensidade da vibração.
Partilhe de áudio
A funcionalidade de partilha de áudio, inicialmente encontrada no Android 15, foi aperfeiçoada. Esta funcionalidade baseia-se na conetividade Bluetooth LE para permitir a partilha de áudio de um único dispositivo de origem para vários auscultadores, permitindo essencialmente aos utilizadores transmitir áudio.
Privacidade e Segurança
Encriptação melhorada, mais cuidado com informação sensível, etc…
Também vai ser possível revisitar permissões a apps ou ferramentas.
Definições Rápidas mais simples
As definições rápidas precisam de uma cara lavada. O Android 16 vai tratar disso.






