O Android 15 Developer Preview 2 introduziu um conjunto de novas funcionalidades, que vão desde a partilha de áudio ao suporte de conetividade por satélite e muito mais. IncluÃdo nessa lista está também o arquivamento de aplicações incorporado.
Android 15 Developer Preview 2 chega com super novidades!
Em Fevereiro detectou-se linhas de código na versão beta que sugeriam que a Google poderia adicionar o arquivamento de aplicações. Agora, qualquer pessoa pode começar a utilizar a funcionalidade se tiver o Android 15 Developer Preview 2 instalado.
Como o nome sugere, esta funcionalidade permite aos utilizadores poupar espaço ao arquivar uma aplicação. Quando uma aplicação é arquivada, contém essencialmente apenas o Ãcone da aplicação original, juntamente com algum código que permite que seja totalmente restaurada quando o Ãcone é tocado. Uma vez que o código tem a mesma assinatura que a aplicação original, pode ser instalado sobre a aplicação original sem limpar quaisquer dados. Por exemplo, se arquivar o Instagram, pode restaurá-lo e continuar a ter sessão iniciada na aplicação.
Para arquivar manualmente uma aplicação, terá de ir à página de informações da aplicação, como refere o site AndroidAuthority. A opção para arquivar aparece mesmo por baixo do Ãcone da aplicação. Depois de arquivar a aplicação, terá a opção de a restaurar.
Os utilizadores têm a possibilidade de arquivar aplicações desde 2022, no entanto, esta função não era nativa do sistema operativo. Assim era uma função que existia como parte da Google Play Store. Agora que a função está integrada no sistema operativo, os utilizadores podem arquivar as apps nas configurações do Android. Como está integrada, os utilizadores também podem fazer com que o Android arquive automaticamente as aplicações se não as utilizar com frequência.
De facto, são excelentes novidades para esta nova versão do Android. Sobretudo esta última de que falámos. É que deste modo podemos gerir da melhor forma a capacidade de armazenamento.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!